
Por Redação
21 de março de 2025A estratégia para o sucesso no varejo atual
A junção dos canais digitais e físicos, impulsionada pela governança de dados é essencial para criar uma experiência de compra fluida e personalizada
A integração entre os canais online e físico no varejo tem se tornado cada vez mais fundamental, criando uma experiência complementar e fluida para os consumidores. Com um alto nível de autonomia, o consumidor moderno exige uma jornada de compra que consiga unir essas duas frentes de forma eficiente. No entanto, a integração eficaz vai além de simplesmente conectar sistemas; ela envolve a combinação de tecnologia com inteligência de mercado, permitindo que as marcas compreendam o comportamento dos consumidores e alinhem suas estratégias a essas informações.
Para Larissa Nakama, head de Canais e Alianças na Jitterbit Latam, essa abordagem diferenciada não só melhora a experiência do cliente, como também impulsiona a fidelização. “A orquestração de dados entre os canais físicos e digitais se estabelece como um pilar estratégico essencial para a saúde das marcas no contexto atual”, defende.
Para ela, a estratégia omnichannel é um dos principais caminhos para garantir uma experiência de compra consistente em todas as etapas, desde o pré-venda até o pós-venda. “Isso não só favorece a fidelização, mas também resulta em uma maior taxa de conversão de clientes, que podem, por sua vez, recomendar a loja ou a experiência a outras pessoas, criando uma rede de recomendação”, explica a executiva.
A especialista acredita que uma experiência omnichannel bem estruturada coloca o consumidor como protagonista, permitindo-lhe escolher a forma como prefere realizar suas compras. “O varejista, ao utilizar tecnologias como inteligência artificial (IA), sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e outras ferramentas, tem o poder de proporcionar essa experiência personalizada”, conta.
Para que a personalização seja eficaz, é essencial que as empresas adotem uma governança de dados estruturada, capaz de consolidar informações de diferentes fontes e que consiga aplicá-las estrategicamente. Por exemplo, um cliente que abandona um carrinho de compras online pode, no dia seguinte, receber uma oferta personalizada ao visitar uma loja física, ou, inversamente, um vendedor pode acessar o histórico de compras e preferências de um cliente durante o atendimento, oferecendo recomendações mais assertivas. Quando bem aplicada, a inteligência de dados não só melhora a experiência do consumidor, mas também impacta diretamente a fidelização e a conversão, fortalecendo a relação entre a marca e o cliente e tornando-a mais relevante e duradoura.