Por Redação
17 de janeiro de 2022Alimentos saudáveis ganham espaço nos supermercados
O CEO do St Marche e o gestor de compras da Rede Bom Lugar contam como fazer experimentações sem colocar os negócios em risco
Que a saudabilidade ganha cada vez mais adeptos muitos já sabem. Uma dúvida recorrente, entretanto, é: como diversificar o mix com a Unidade de Manutenção de Estoque (SKU, em inglês) alinhado à tendência sem correr o risco de ter produtos parados em estoque? O CEO do St Marche, Bernardo Ouro Preto, e o gestor de compras da Rede Bom Lugar, Renato Gueitolo de Campos, respondem com exclusividade aos leitores da SuperVarejo.
Antes, vale ressaltar os conceitos mais valorizados pelos consumidores de acordo com uma divulgação recente da fornecedora global de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, Tate & Lyle. São eles: transparência (divulgação da fonte dos ingredientes), plant-based (produtos à base de plantas), redução de açúcar, saúde intestinal (preparações com fibras), conveniência (facilidade e eficiência) e lanches saudáveis.
Vamos aos cases!
St Marche: mix focado no bem-estar do cliente
Rede de supermercados de bairro, com 20 lojas na capital e Grande São Paulo, o St Marche é reconhecido por oferecer produtos de alta qualidade alinhados com as últimas tendências. Além disso, é também destino de clientes que buscam produtos saudáveis. ?Existe um corredor e gôndolas inteiras dedicadas a isso. Em nossas redes sociais geramos muito conteúdo em cima do tema, pois fomentamos o bem-estar de nossos clientes?, conta o CEO do Grupo St Marche, Bernardo Ouro Preto, acrescentando que a curadoria bem-selecionada de produtos é essencial para a experiência de compras na rede.
Para isso, existe um time interno que está sempre de olho nas novidades do mercado e nas tendências de consumo do público. Segundo o executivo, por serem referência no lançamento de bons produtos, costumam ser procurados pela indústria e pelos fornecedores.
?O time comercial, então, leva os novos produtos a um comitê interno para aprovação e é feita uma análise de mix dentro da respectiva categoria?, explica o executivo, que ressalta a importância de se fazer avaliações constantes das performances dos produtos e revisões em linha a fim de ter sempre espaço para novidades nas prateleiras. Além disso, os colaboradores conversam com clientes em loja para descobrir o que desejam e toda semana o CEO visita as unidades.
Ouro Preto acredita que as apostas devem ser feitas constantemente, desde que o novo produto se conecte com o público da loja, tenha qualidade e cumpra o que promete. E isso não está necessariamente atrelado a SKUs mais caros. ?Existe uma tendência de menos processados, de in natura (alimentos de origem vegetal ou animal que são consumidos em seu estado natural) e frescos que não necessariamente têm alto valor?, enfatiza.
Rede Bom Lugar: gestão de compras inteligente
Ser menos agressivo, comprar produtos em pequenas quantidades e divulgar as novidades internamente, a colaboradores e clientes, são algumas das sugestões que o gestor de compras da Rede Bom Lugar, Renato Gueitolo de Campos, compartilha com pequenos e médios supermercadistas que querem testar novas marcas alinhadas aos desejos de saudabilidade do comprador.
?Coloque-os em uma prateleira de boa visibilidade, pontos extras e ofereça um preço atrativo. Acompanhe a venda para evitar a ruptura ou até mesmo a perda pelo prazo de validade. Caso não tenha saída, faça uma promoção. Conheça as opções de mercado para esse tipo de produto, faça pesquisas com os clientes e observe se o seu concorrente vende?, acrescenta, dizendo também que, se a procura for muito baixa, não compensa introduzi-lo.
Detentora de 43 lojas distribuídas em 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba e Indaiatuba (SP), a Rede Bom Lugar trabalha com uma equipe enxuta no setor de compras. No entanto, o time é amparado por um sistema de gestão robusto, que faz sugestões de compra mínima e máxima baseadas no estoque físico e utiliza indicadores de crescimento sazonais, ofertas e variações de preços de acordo com o mercado, que são acompanhados pela área todos os dias.
?A gestão eficiente de compras é fundamental para o sucesso de vendas da loja, pois esse setor também é responsável por precificar os produtos. Sempre nos dedicamos muito nas negociações, pois o resultado de vendas depende muito disso?, pontua.
No mais, ele acredita que é importante testar e estar aberto também aos novos fornecedores. ?Se você não tentar, não saberá. E nos dias atuais o cliente busca por novidades?, conclui.