Por Redação
6 de fevereiro de 2024Como as indústrias estão aplicando novas tecnologias aos produtos de limpeza
O Especial do Mês “Higiene e Limpeza” da SuperVarejo dá dicas aos varejistas de como garantirem uma boa performance nesse setor
Novas fórmulas, embalagens diferentes, releitura de produtos já bem conhecidos, a indústria de produto de limpeza não para de inovar para conquistar o cliente. Além de apostar em artigos com nova roupagem, existe também uma preocupação em torná-los mais socialmente responsáveis, com a preservação ao meio ambiente uma das bandeiras de muitas marcas.
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Claudia Bandeira, gerente de Marketing da Limppano, explica que com os consumidores estão cada vez mais atentos à relação que as empresas têm com o meio ambiente, a tendência é que as empresas invistam em embalagens com menos plástico e que contribuam para a logística reversa de pós-consumo. Este aumento de vida útil de roupas e equipamentos significa diminuição de descarte de tecidos danificados e até de componentes elétricos e hidráulicos de eletrodomésticos.
“Na Limppano, por exemplo, as embalagens do refil do Lava Roupas Líquido ODD e do lava-louças ODD são desenvolvidas com menos plástico, deixando de gerar centenas de toneladas de resíduos por ano. O Lava Roupas, inclusive, carrega o selo ''Eu Reciclo'': entre 2019 e 2022, a companhia apoiou a reciclagem de mais de 623 toneladas de embalagens, fomentando a economia circular e o desenvolvimento de 17 cooperativas. O incentivo ao uso de embalagens refil e a aplicação de fórmulas com maior biodegradabilidade refletem na redução de descarte de materiais”, explica a gerente.
Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê, conta que a demanda por produtos sustentáveis tem aumentado cada vez mais, e isso inclui desde as embalagens recicláveis, até componentes biodegradáveis e métodos com menor impacto na produção. “Além disso, produtos multifuncionais e altamente eficazes também estão sendo cada vez mais requisitados, eliminando a necessidade de vários produtos e reduzindo o desperdício”, explica.
A Linha Green, da Ypê, é parte desta traduz essa realidade da marca. Ela é composta por Amaciante Concentrado, Sabão em Barra, Multiuso, Lava-Roupas em Pó e Líquido e Lava-louças Tradicional e Concentrado. São produtos de origem vegetal, formulados com ingredientes provenientes de fontes renováveis, veganos e fórmulas biodegradáveis, que geram menos impacto ao meio ambiente, em embalagens recicláveis e recicladas.
Já a Condor, entende que inovação passa por proporcionar bem-estar para as pessoas. “O nosso comportamento tem nos levado a concentrar cada vez mais na busca pelo bem-estar físico e mental. E novas soluções de limpeza e organização doméstica podem ajudar a melhorar esta sensação não apenas pela limpeza física em si, mas pelo prazer proporcionado durante a tarefa de limpar e organizar. O nosso lar reflete o nosso estado de espírito”, acredita Gerson Grohskopf, gerente de Marketing do segmento Limpeza da Condor.
“Nossa missão está em encontrar oportunidades de oferecer produtos que facilitem o processo da limpeza e organização, além do tema da sustentabilidade, que tem sido pauta em praticamente todos os mercados. E não é diferente para Limpeza, percebemos que o consumidor está sedento por novidades que o levem a fazer escolhas conscientes e mais sustentáveis”, defende.
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