Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
18 de outubro de 2024

Como as marcas de cerveja se adaptam às novas tendências de consumo

Esse produto compõe uma categoria que busca cada vez mais ampliar o repertório para conquistar apreciadores da bebida de diferentes perfis

O mercado de cervejas, especialmente nos supermercados, apresenta um cenário dinâmico e repleto de oportunidades. As mudanças nos hábitos de consumo, impulsionadas por fatores como a busca por experiências mais sofisticadas e a valorização de produtos locais, têm remodelado o setor. A crescente demanda por cervejas artesanais, por exemplo, representa uma oportunidade para os supermercados ampliarem seu portfólio e atraírem novos consumidores. Além disso, a conscientização sobre a sustentabilidade e a origem dos ingredientes tem levado os consumidores a buscarem cervejas com rótulos mais transparentes e processos de produção mais sustentáveis.

LEIA TAMBÉM

As tendências do mercado cervejeiro também apontam para a personalização e à criação de experiências únicas para o consumidor. A oferta de cervejas sazonais, rótulos exclusivos e kits de degustação são exemplos de iniciativas que podem aumentar o engajamento e a fidelidade dos clientes. A tecnologia também desempenha um papel fundamental nesse contexto, com o surgimento de aplicativos e plataformas online que permitem aos consumidores fazerem pedidos personalizados e receberem recomendações de cervejas de acordo com seus gostos.

Hugo Lehmann, vice-presidente de vendas e distribuição do grupo Heineken, em entrevista à edição de setembro da Revista SuperVarejo, mostra que a marca acompanha todas estas tendências e visa, atualmente, em desenvolver o segmento premium, tendo a marca Heineken como um dos objetivos prioritários da marca. No entanto, ele afirma que a estratégia é mais ampla. “Temos o objetivo de estar em cada coração e cada copo brasileiro, atendendo às necessidades de consumidores com diferentes perfis e paladares. Atualmente, contamos com um portfólio muito mais abrangente que abarca todas as categorias de cerveja e os perfis de paladar. Somos líderes no segmento artesanal com marcas renomadas, como Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas e Eisenbahn. No segmento premium, além da Heineken, nossa marca Sol também se destaca. Adicionalmente, temos observado um crescimento substancial com Amstel dentro da categoria mainstream”, destaca.

Sobre a venda dos produtos em supermercados, Lehmann atesta que o canal é estratégico e extremamente relevante para o Grupo Heineken. “Ele desempenha um papel crucial em nossa estratégia de distribuição e vendas, especialmente quando se trata de construir o equity de algumas de nossas marcas. Trabalhamos estreitamente com nossos parceiros do varejo para garantir que nossas marcas tenham uma presença destacada nas prateleiras dos supermercados”. Ele afirma que este canal é particularmente importante para as categorias de cervejas artesanais, de venda expressiva no canal. Para o vice-presidente, os supermercados nos permitem alcançar um público amplo e diversificado, facilitando o acesso dos consumidores a todas as categorias do produto.

Acompanhe o Especial do Mês de outubro e confira todas as notícias sobre: Mercado de Bebidas

Deixe seu comentário