Por Vitor Garcia
21 de novembro de 2022Copa do Mundo traz oportunidade de vendas para supermercados e novas ocasiões de consumo
Evento de futebol mais esperado por brasileiros acontece junto com Black Friday e aumenta expectativa do varejo
A bola já rolou na primeira partida da Copa do Mundo 2022 entre o anfitrião, Catar, e a seleção do Equador, além desse primeiro jogo, as marcas terão diversas outras ocasiões de consumo para explorar em quase 30 dias de duração do maior evento de futebol entre países. Tradicionalmente, os brasileiros gostam de assistir aos jogos com a família e amigos fazendo um churrasco, em bares com telões, mas também têm aqueles que acompanham os jogos do Brasil no local de trabalho.
Oficialmente, a Copa do Mundo acontece sempre no meio do ano, mas, desta vez, o evento acontece em novembro para evitar o forte calor do verão no país sede. Ou seja, pela primeira vez na sua história, a Copa do Mundo estará próxima de datas como a Black Friday e o Natal. De acordo com uma pesquisa da Nielsen Brasil, 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black Friday, enquanto 54% das pessoas declaradas fãs de futebol já estão planejando suas compras nesta data.
Para Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, plataforma de negócios que conecta anunciantes a uma rede de afiliados, a Copa será um mote para o aumento de vendas em segmentos como vestuário, alimentação e eletrônicos. Uma das empresas patrocinadoras do maior evento de futebol do mundo, a Budweiser, preparou algumas novidades para os brasileiros, como a volta da Bud Seleções, garrafas de alumínio em edição especial e limitada. Além disso, a marca de cerveja também oferece o Big Bud, um barril de 5 litros personalizado para a Copa do Mundo e copos de alumínio.
?A Copa mais digital de todos os tempos?
A pesquisa Sponsorlink, feita pelo IBOPE Repucom com foco no perfil e no comportamento dos fãs de esporte no Brasil, mostra aumento no interesse pelo evento se comparado a 2014, ano em que a Copa aconteceu no Brasil. Durante o torneio em solo nacional, 67% dos brasileiros conectados se declararam fãs de Copa do Mundo, cerca de 42 milhões de pessoas. Em junho deste ano, a onda mais recente do estudo mostrou seu melhor resultado em uma década, com 80% de fãs, ou 88,3 milhões de indivíduos.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, Arthur Bernardo Neto, trata-se de um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo e uma poderosa plataforma com alcance global. Para Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track, startup referência em Customer Experience no Brasil, o futebol é visto como experiência que envolve um misto de emoções distintas e únicas. ?A Copa do Mundo 2022, sem sombra de dúvidas, será a versão mais digital de todos os tempos. Estima-se que 300 milhões de pessoas irão acompanhar diariamente o evento, incluindo experiências remotas e digitais?, afirma.
De acordo com a ferramenta Zero Party Data, criada pela Logan, empresa de marketing móvel, as empresas devem entender a jornada de cada tipologia de torcedor e oferecer os produtos certos. Os grupos de torcedores identificados e segmentados pela Logan com maior adesão aos supermercados, por exemplo, são os que fazem churrasco com amigos e familiares, criando oportunidade para as empresas com as vendas de carnes, bebidas e utensílios de churrasco. Além disso, a Logan detectou torcedores com perfil mais caseiro, que vêem jogos em casa com a família, mas que também gera uma demanda por alguns itens à venda nos supermercados da sua região.