Por Redação
19 de novembro de 2025SV TÁ ON: impactos da Reforma Tributária no setor supermercadista
Para debater o tema e alertar as empresas que ainda não se prepararam para o novo sistema, o episódio recebeu os especialistas Paulo Henrique Lopez, advogado Tributarista e Carlos Manoel de Souza, advogado e Gerente Jurídico da APAS (Associação Paulista de Supermercados)
A contagem regressiva para a implementação da Reforma Tributária já começou. A partir de janeiro de 2026, inicia-se a transição para o modelo do IVA Dual — composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) - de âmbito federal - e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) - de caráter estadual e municipal — que substituirá tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Dessa forma, as empresas – incluindo supermercadistas - que não começaram a adaptar sistemas e preparar a equipe para a nova realidade tributária já está atrasado. E precisa correr, uma vez que várias serão as consequências para aqueles que não se adequarem.
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Para dar dicas e falar sobre os desafios, principalmente tecnológico das empresas supermercadistas neste caminho, os especialistas Paulo Henrique Lopez, advogado Tributarista e Carlos Manoel de Souza, advogado e gerente Jurídico da APAS (Associação Paulista de Supermercado) participaram de um episódio inédito do SV TÁ ON, podcast da SuperVarejo. “Todo mundo sabe que o sistema tributário brasileiro é muito complexo, seja para quem lida ou não com ele. O que está sendo feito com essa Nova Reforma é a busca por simplificar a forma de se cobrar tributos. Vamos dar início a essa simplificação a partir de janeiro e tornar o sistema mais eficaz para empresas e pessoas físicas”, explicou Paulo Lopez durante a conversa.
Da mesma maneira que a Reforma Tributária impactará na estratégia da indústria, do varejo e das empresas brasileiros de um modo geral, ela também afetará a forma como o consumidor olha para o preço. “Essa reforma é para a sociedade e isso significa que não somente as indústrias terão que fazer mudanças estruturais. O próprio consumidor vai mudar a forma de enxergar como é a tributação no Brasil. Hoje estamos acostumados a pagar um produto com os impostos embutidos no preço. A partir dessa mudança, a situação ficará mais transparente, pois o consumidor saberá qual o custo real do produto e quanto ele está pagando de imposto sobre ele”, explicou Souza.
Confira o episódio completo:
