Por Redação
23 de outubro de 2024Halloween reafirma relevância estratégica para a indústria com lançamentos surpreendentes
Marcas investem em ativações temáticas de produtos e inovam oferecendo experiências sensoriais aos consumidores
Ano após ano o Halloween vem demonstrando sua força no calendário do varejo para o mercado de guloseimas. Neste ano, as marcas concentraram esforços para tornar a sazonalidade imperdível para os consumidores - sobretudo o público infantil - e, claro, para as vendas.
A Arcor, por exemplo, está projetando um crescimento de 15% com a nova campanha de Plutonita, que ganhou o slogan "Vai encarar ou vai chorar?" e uma nova identidade visual. Além disso, a marca firmou uma collab inédita com a Colormake, empresa de cosméticos especializada em diversos segmentos de maquiagem artística. "A união resultou no Kit Plutonita, que promete tornar o Halloween ainda mais divertido, cheio de cores e sabores e uma make caprichada. Cada kit conta com os famosos chiclés da Plutonita nos sabores Cabeça de Abóbora e Baba de Bruxa", conta Aline Fernandes, gerente de Guloseimas da Arcor do Brasil, que afirma que cerca de 30% do faturamento anual da categoria está concentrado na sazonalidade do Halloween.
Aline Fernandes é gerente de Guloseimas da Arcor do Brasil. (Fonte: Divulgação)
Outra empresa que colocou uma inovação "assombrosa" nas gôndolas dos supermercados foi a Santa Helena. "A Paçoquita edição Halloween tem o exclusivo sabor "Meia noite eu te conto" e, para diversão de crianças e adolescentes, pinta a língua de azul. A divulgação nas redes sociais, como Instagram e TikTok, conta com a participação de influenciadores", avisa o gerente de Marketing Breno Carvalho.
A Fini é outro nome com presença recorrente na sazonalidade. Para 2024, além das ativações de produtos conhecidos do portfólio, a marca desenvolveu uma linha exclusiva de produtos para esse momento. São cinco novos formatos e sabores exclusivos, sendo: Marshboo, Marshboo RIP, Aranha, Dentadura da Bruxa e Tubesboo. "Com essas novidades, reforçamos nosso compromisso em trazer produtos inovadores e divertidos para a data mais doce e assustadora do ano", explica Camila Couto, diretora Executiva de Shopper Mkt Global da The Fini Company.
Segundo Camila, a festividade já é uma das datas mais icônicas do calendário da Fini. "O mercado ganhou muita relevância nessa data e está ávido por produtos temáticos. E nós da Fini buscamos capitalizar essa tendência por meio de estratégias de marketing, lançamento de produtos temáticos, collabs, ação com influenciadores e promoções especiais em nossas franquias, e-commerce e, também, no varejo de forma geral, dando a mesma visibilidade diferenciada para exposição de nossos produtos, também, no PDV", pontua.
"O Halloween é uma das sazonalidades mais importantes do ano para a Fini e promete criar novas experiências e entregar muito sabor com os cinco lançamentos que combinam perfeitamente com o momento, conectados à estratégia de agregar alegria, espontaneidade, espírito jovem e autenticidade às ativações da marca. Começamos no ano passado com o lançamento de um item exclusivo para o período e esse ano apostamos em expandir a linha de produtos temáticos, além de toda a visibilidade que colocamos no ponto de venda, onde foram produzidos mais de dez mil materiais especiais", completa Henrique Quinhonero, gerente Nacional Shopper Marketing da marca.
Explosão de sabores
Além dos doces de formatos inusitados e temáticos, é possível observar que as marcas também estão apostando alto em sabores diferenciados. Um bom exemplo é a Docile, que para o Halloween de 2024 está lançando a nova versão da bala Gelatines Mini Amoras, agora disponível também no sabor Blueberry. "A novidade entrega ao consumidor uma explosão de sabores e uma experiência sensorial diferenciada ao combinar a crocância dos confeitos com a maciez da gelatina", fala Jaqueline Hartmann, gerente de Marketing.
O novo produto vem sendo vendido em monoporções de 15g, tipo de embalagem extremamente estratégico para a sazonalidade em questão, pois facilita a criação de kits temáticos e a distribuição em festas e celebrações. Outros itens temáticos da Docile são os Canudinhos Vassoura de Bruxa, o DocigomaMiniabóbora, o Docigoma Abóbora, as Gelatines Dente de Monstro e os Maxmallows Rech Twist Pinta Língua.
Já a Peccin se destaca nas prateleiras com o chiclé da linha Fantasy Festa Halloween, que tem uma casquinha crocante por fora, é do tipo pinta língua e apresenta recheio surpresa ácido ou doce. Chiclé Fantasy Festa Halloween, Pirulito Bola Fantasy Festa Halloween, Bala Mastigável Drageada Fantasy Festa Halloween e Chiclé Blong Nitroferas são os itens ativados do portfólio.
Com o sucesso das vendas de produtos temáticos, até mesmo outras categorias começaram a desenvolver itens específicos para o Halloween. É o caso da Nissin Foods do Brasil, que lançou o Nissin Lámen Misteriojo em edição limitada. O produto possui sachê de tempero com mix de três sabores presentes no portfólio da marca para que os consumidores descubram o mistério. Mas, claro, a base dos sabores pode ser encontrada na parte frontal da embalagem.
"O Halloween em si é uma data que desperta a criatividade e a inovação, permitindo criar experiências únicas e divertidas. Para nós, essa é mais uma oportunidade de oferecer aos consumidores produtos que se conectam com o seu dia a dia enquanto entregam sabor e praticidade. Além dos produtos disponíveis nos pontos de venda, para esse lançamento criamos uma campanha de comunicação para as redes sociais que reúne elementos visuais característicos dessa celebração e um toque de mistério", informa Danielle Ximenes, gerente de Marca da Nissin Foods do Brasil.