Por Redação
29 de março de 2024Muito além do óbvio
O setor de bazar nos supermercados se mostra estratégica para envolver o shopper em soluções que facilitam a rotina do dia a dia
Os supermercados já incorporaram diversas categorias nas lojas do setor. Claro que seções tradicionais como mercearia, hortifrúti e açougue ainda são as preferências do shopper, mas outros segmentos vêm ganhando espaço e tornando as lojas completos centros de compra. A categoria de bazar, isto, destinada a produtos que fogem de alimentos e bebidas, representa um universo amplo e que deve fazer parte da rotina dos gestores, especialmente porque são itens que facilitam o dia a dia das famílias.
Alguns dos produtos que se encaixam nesta categoria são utensílios domésticos, papelaria, brinquedos, artigos de festa, cama, mesa e banho, eletroportáteis, ferramentas, artigos de decoração dentre outros. São materiais que complementam as compras, oferecendo uma variedade de sugestões para ambientes da casa que não são lembrados em um primeiro momento. Além do mais, ter a disposição itens desta natureza representa uma comodidade para os clientes que não precisam se deslocar para outros espaços para adquirir estes produtos, sem falar que costumam ter uma margem de lucro maior do que de outras categorias.
A Tramontina é uma das marcas que se encaixam neste perfil. A empresa esteve presente na última edição da APAS Show, em maio de 2023, com um mix completo de produtos para a casa, com destaque para a nova linha de frigideiras e panelas Tunis, além de apresentar também as novas porcelanas da coleção 2024, uma sugestão para tornar momentos simples e banais em ocasiões especiais.
A marca possui mais de 22 mil produtos em diversos segmentos, sendo 300 deles focados no bazar. “Ofertamos uma solução focada no autosserviço, com subcategorias de destaque com as frigideiras. Um produto que tem na inovação os diferentes materiais com que são confeccionadas, como o revestimento antiaderente, em cerâmica, sempre pensado também na combinação com as panelas. São alternativas inovadoras para o consumidor”, destaca André Savi, gerente comercial da Tramontina, em entrevista ao portal Portal SCC10 durante a APAS Show 2023.
Outro setor que tem ganhado destaque são o das flores. O mercado deste produto atingiu um faturamento recorde de R$10,9 bilhões em 2022, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Alguns fatores explicam este crescimento como o aumento da demanda por flores e plantas ornamentais, o crescimento do comércio online e expansão do mercado de flores artificiais. O isolamento social durante os anos da pandemia também despertou o interesse de muita gente por flores, aquecendo este setor.
Acesse o Especial do Mês de março e confira todas asnotícias sobre: Categoria