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Especial
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Por Redação
8 de outubro de 2024

Para além do integral e desnatado

O leite de origem vegetal ganha share de mercado, especialmente em lojas em que o preço não é um fator de decisão

O leite UHT, sigla para Ultra High Temperature (Ultra Alta Temperatura), é um alimento presente em praticamente todos os lares brasileiros. Submetido a um processo de esterilização que utiliza altas temperaturas por um curto período, ele se destaca pela longa vida útil e praticidade. Mas você sabe tudo sobre as diferentes categorias e itens que compõem esse universo lácteo?

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A categoria de leite UHT é bastante ampla e diversificada, oferecendo opções para atender aos mais variados gostos e necessidades. Além do leite integral, encontramos versões desnatadas, semidesnatadas e com diferentes teores de gordura. Há também leites enriquecidos com vitaminas e minerais, ideais para quem busca uma alimentação mais completa. Para os consumidores que preferem alternativas vegetais, o mercado oferece leites UHT à base de soja, amêndoas, coco e outros ingredientes, que são excelentes opções para quem tem restrições alimentares ou busca uma dieta mais “plant-based” (produtos à base de plantas).

Este é o caso da NotCo Brasil. Cynthia Pereira, diretora de R&D da marca, conta que o mercado de bebida vegetal vendeu mais de R$ 340 milhões em 2023, crescendo mais de 13%, o que mostra como a alternativa de leite vegetal vem se tornando cada vez mais relevante. “Hoje, a maior barreira ainda é o preço, já que o leite vegetal ainda é altamente taxado em impostos, enquanto o leite animal vem como item de cesta básica sem praticamente nenhum custo em impostos”, pontua.

Para ela, quando se fala de pontos de venda onde o preço não é uma barreira, a gôndola de alternativa de leite vegetal e leite animal é praticamente 50% vs 50%. “O consumidor hoje está muito mais preocupado com o que está consumindo, ele quer um produto que performe bem na cozinha, mas ele também é um produto melhor para sua saúde, um produto gostoso. E essa é a tendência que enxergamos, um consumidor cada vez mais exigente com o que está consumindo”, reforça Cynthia.

A diretora ainda elenca os principais fatores que influenciam a escolha do consumidor pelo tipo de leite. “Temos três fatores que são pilares decisivos para os nossos consumidores: sabor, nutrição e funcionalidade. O sabor é rei. Da nossa experiência, o NotMilk ganhou mercado sendo a marca de principal escolha para todos aqueles que sentem falta do leite, mas que por alguma razão não podem mais tomá-lo, seja por desconforto ou escolha”, destaca.

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