Por Redação
22 de julho de 2024Perda de alimentos nos supermercados tem consequências sociais e ambientais
Confira soluções que podem minimizar este problema
Enquanto 735 milhões de pessoas no mundo lutam contra a fome crônica, 2,3 bilhões vivem em insegurança alimentar, segundo dados da ONU. No Brasil, a situação não é diferente: 21 milhões de pessoas não têm o que comer todos os dias, e 70,3 milhões enfrentam insegurança alimentar.
Paralelamente a essa realidade cruel, um paradoxo gritante: em 2022, supermercados brasileiros jogaram fora R$ 7,6 bilhões em alimentos perfeitamente aptos para o consumo, de acordo com pesquisa da ABRAS em conjunto com a NielsenIQ.
O desperdício de alimentos em grandes redes de supermercados é um problema multifacetado que exige medidas eficazes. Essa realidade não apenas gera perdas financeiras significativas, como também impacta negativamente o meio ambiente e contribui para a insegurança alimentar.
Para mitigar esse desafio, torna-se crucial implementar rotinas rigorosas de gestão de estoque, otimizando compras e vendas. Essa abordagem eficiente minimiza o descarte de produtos e garante a rentabilidade do negócio.
Além disso, ações de conscientização dos consumidores são fundamentais para promover um consumo consciente e reduzir o desperdício nas residências. Campanhas educativas e iniciativas que incentivam o planejamento das compras e o reaproveitamento de alimentos são ferramentas valiosas nesse processo.
A IA tem sido uma parceria importante para prever situações de desperdício e implementar rotinas para unir o varejo com consumidores que estão dispostos a pagar mais barato por alimentos próximos à data de vencimento.
De acordo com Rodrigo Chaimovich, COO da B4waste, startup focada neste tipo de operação, a inteligência artificial e algoritmos sofisticados são utilizados para auxiliar os varejistas na previsão precisa da demanda e na gestão eficiente dos estoques. Essa tecnologia garante que os produtos sejam vendidos antes do vencimento, evitando perdas e o impacto ambiental negativo do descarte.
A plataforma online da B4waste conecta supermercados e outros varejistas aos consumidores que buscam economizar. Os consumidores podem encontrar diversos produtos com descontos de até 50%, desde alimentos frescos até itens de mercearia, tudo dentro do prazo de validade e com qualidade garantida.
De acordo com o COO, no Brasil, o desperdício de alimentos por vencimento e maturação representa um problema colossal, com perdas anuais que ultrapassam R$ 20 bilhões, o equivalente a 2% do faturamento do varejo.
Acesse o Especial do Mês de julho e confira todas as notícias sobre: ESG