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Especial
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Por Redação
30 de maio de 2024

Praticidade que rende no bolso

Diversos fatores fizeram o varejo ampliar a oferta de FLV fracionado. Entenda mais sobre este novo jeito de vender alimentos saudáveis

As frutas e verduras fracionadas oferecem uma alternativa prática, econômica e sustentável para o consumo de produtos frescos. Elas são uma tendência que veio para ficar, beneficiando consumidores e os varejistas. Do ponto de vista do shopper, a praticidade é um dos principais atrativos. Os produtos já lavados, cortados e embalados em porções individuais facilitam o preparo das refeições, otimizando o tempo no dia a dia. Essa facilidade também contribui para o aumento do consumo de alimentos frescos, pois torna a experiência mais acessível e convidativa, especialmente para quem tem pouco tempo ou habilidades culinárias.

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Paulo Dias, gerente comercial da Rede UniSuper, aponta alguns fatores que fizeram este consumo aumentar, como a redução de desperdício, a variedade, a qualidade e o frescor. “Além disso, podemos apontar o perfil populacional como um fator importante quando falamos nos produtos fracionados em razão do aumento do número de pessoas que moram sozinhos, bem como do número de famílias sem filhos”, diz.

Com esta oferta em alta, como então o varejista pode reconhecer quais produtos ele pode oferecer já pronto para o consumo? A resposta está na identificação do perfil dos clientes da loja. “Com um bom CRM, é possível mapear os hábitos de consumo e adequar o mix e formato dos itens fracionados”, orienta Dias. Ele ainda relata que a indústria também monitora continuamente o hábito de compra e oferece muitos insights sobre o comportamento de consumo.

Para este objetivo, os gerentes e os líderes de setores são figuras importantes, pois o cliente é uma fonte de feedback e por meio de suas necessidades e desejos pode-se adequar continuamente o mix. “O varejo é extremamente dinâmico: conforme se alteram os hábitos de compra, alternamos a oferta de produtos nas gôndolas”, explica o gerente comercial

Apesar de ter um custo mais elevado para o consumidor final, Dias entende que o resultado vem da satisfação do cliente. “Se entregamos produtos com qualidade e na porção que atenda a sua necessidade, esse cliente acaba voltando e recomendando a loja, dessa forma, teremos maior receita, mais clientes e, consequentemente, melhor resultado”, detalha. Ao comparar o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, a Rede Unisuper anotou um crescimento de mais de 60% na venda dos itens fracionados da rotisseria, por exemplo, o que demonstra um acerto no formato de venda.

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