Por Redação
29 de outubro de 2025SV TÁ ON: experiência do cliente e estratégias digitais
Fernanda Dalben, especialista e diretora de Marketing da Rede Dalben de Supermercados, falou, entre outros temas, da importância de promover estratégia sensoriais nas lojas físicas que envolvam o cliente
Não é possível apartar do dia a dia do varejo alimentar, a importância cada vez maior de envolver e cativar o cliente, seja no ambiente online e principalmente físico. Para falar um pouco dessa estratégia de “como ofertar, de fato, experiências no ponto de venda”, Fernanda Dalben, especialista e diretora de Marketing da Rede Dalben Supermercados, participou do episódio inédito do SV TÁ ON.
LEIA TAMBÉM
SV TÁ ON: desperdício de alimentos vira comida para pessoas em vulnerabilidade
Dia do Podcast: o crescimento do SV TÁ ON e sua conexão com o varejo
Em sua participação, Fernanda deu uma dica fundamental para aqueles supermercadistas que desejam definir estratégias nesse campo: conheça o seu cliente antes de tudo. E nesse sentido, a tecnologia pode e já auxilia e muito o supermercadista. “A virada de chave na nossa empresa aconteceu quando implantamos o CRM por volta de 2017. A partir dali começamos a conhecer o cliente, entender o seu comportamento e hábitos de compras. Como o digital já estava em ascensão, percebemos que tínhamos que nos reinventar para atender a esse cliente online”, disse.
Outro ponto alto da conversa, foi quando ela ressaltou a importância da loja física e de como ela pode ser um local chave para cativar o cliente, uma vez que quando se está nela é possível tocar produtos, sentir aromas e utilizar serviços. “Mais de 80% da nossa experiência de compra é visual. Então uma loja bonita e com muito visual merchandising chama a atenção do cliente. A moda tem muito a ensinar ao varejo alimentar, principalmente sobre como expor produtos. Em cidades do interior, a loja física assumi um papel de encontro da comunidade. E as marcas locais podem aproveitar esse local tão democrático, que é o supermercado para se aproximar do cliente”, deu a dica.
Já no universo digital, outro ponto importante do bate papo foi sobre a importância do papel do influencer hoje na estratégia online das redes supermercadistas. “Eu não vejo uma estratégia digital sem o influenciador, que é uma peça-chave em qualquer setor. Mas é óbvio que é necessário buscar os perfis mais adequados”, afirmou.
Fernanda deu algumas dicas de como escolher o influencer mais adequado para a sua rede. “Não escolha um influencer para a sua loja olhando somente o número de seguidores. Olhe a relevância dele dentro daquele assunto ou na sua região. O engajamento é uma métrica muito melhor que o número de seguidores também. Também é importante pensar que ele estará representando a sua marca, então, vale a pena pesar quantos trabalhos ele fez para outros supermercados”, alerta.Confira o episódio completo: