Por Redação
30 de maio de 2024Especialistas comentam os principais insights de tecnologia e varejo durante o Pós-APAS SHOW
Moderado por Artur Motta, o painel abordou os temas gestão estratégica; r(e)volução digital; como vender mais e melhor; e soluções do amanhã
Na manhã de terça-feira (29), especialistas do setor varejista e moderadores dos painéis do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2024 se reuniram na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados), em São Paulo, para o evento "SuperVarejo Pós-APAS SHOW". Com a presença de Artur Motta, Felipe Salvador e Fabrizzio Topper, o evento proporcionou um painel, mediado por Artur, para destacar a integração entre gestão estratégica, (r)evolução digital, vender mais e melhor e soluções do amanhã.
LEIA TAMBÉM
Entender como as diferentes moldam o modelo de consumo pode ser a chave para o sucesso no varejo
Pós-APAS SHOW: especialistas destacam os principais insights gerados durante o Congresso de Gestão
Soluções do Amanhã
Felipe Salvador, consultor de varejo na Selbetti, abriu o painel falando sobre o auditório temático, “Soluções do Amanhã” comparando com o futuro, precisando ser medido e investido. No primeiro dia de Congresso foi abordado sobre gestão estratégica, uso de dados, inovações tecnológicas, digitalização do planejamento e abastecimento. Reforçando a abordagem da capacidade de sincronizar e interpretar os dados, ressaltando que áreas diferentes devem estar sincronizadas com um mesmo projeto.
“O uso de dados tem vários pontos positivos, mas usar constantemente é o que mais me chamou atenção, os dados e a Inteligência Artificial não vão tirar nossos empregos, pelo contrário, precisamos ser criativos para fazermos perguntas corretas a eles” comenta Salvador.
Felipe destacou a palestra do Fábio Neto, sócio da StartSe, com o tema “Linha de Frente”, de como transformar a loja através das tecnologias e como as pessoas estão buscando coisas imediatas, além do crescimento do e-commerce, que cresceu quatro vezes mais. Segundo Salvador, precisamos explorar a mobilidade do meio de pagamento, como também fazer o celular virar esse meio.
R(e)volução no Varejo
Fabrízzio Topper, CEO e Cofundador da DRIVEN.cx, comentou sobre o painel R(e)volução do Varejo, a marqueteirização do varejo e como está evoluindo não só a forma de pensar, mas como está sendo mais abordado no dia a dia.
“A sobreposição de consumo em relação ao varejista não foi maior que 2%, então, é interessante o Mercado Livre trazer novos varejistas para a plataforma, sem o medo de outros acharem que vai canalizar o canal ou a venda, o que não aconteceu” comenta Topper, destacando sobre o painel.
Como vender mais e melhor
Artur Motta, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo (FGV) e curador do Congresso APAS SHOW, abordou sobre a eficiência e sobre os processos de otimização do layout; o código de barras bidimensional, o QR Code, que está crescendo cada vez mais e com o passar dos anos vai ser totalmente implementado; e sobre o self-checkout.
“Durante o painel tivemos um debate sobre o self-checkout, que muitos eram a favor e outros contra, tendo muitos varejistas já retirando essa tecnologia. Mas isso depende de como é o cliente e como é o modelo de loja.” comenta Artur.
O moderador, compartilha como vender mais e melhor nos pontos de vendas, e como o aplicativo do supermercado está crescendo, sendo utilizado diariamente por consumidores que procuram uma forma prática para realizar as compras, além de descontos e uma linguagem prática.
Discurso do óbvio
Olegário Araujo, pesquisador da FGVcev e especialista em inteligência de negócio, finalizou o painel relembrando a palestra da atriz e empresária, Giovanna Antonelli, o “Discurso do óbvio”, onde foi abordado sobre propósito e paixão, o que te move. Trabalhando a resiliência e os desafios pessoas, fazendo acreditar em si mesmo.