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Por Redação
29 de maio de 2024

Pós-APAS SHOW: especialistas destacam os principais insights gerados durante o Congresso de Gestão

Mediado por Olegário Araújo, o painel, que contou com a presença de Cláudia Abreu, Artur Motta e Valéria Rodrigues, abordou temas como: cultura, sucessão, marketing e experiência do cliente

Na manhã de terça-feira (29), especialistas do setor varejista e moderadores dos painéis do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2024 se reuniram na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados), em São Paulo, para o evento "SuperVarejo Pós-APAS SHOW". Com a presença de Olegário Araújo, Cláudia Abreu, Artur Motta e Valéria Rodrigues, o encontro proporcionou um painel, mediado por Olegário, para destacar a integração entre consumo em transformação, cultura transformadora, além de estratégia visionária. Os temas foram abordados durante a maior feira supermercadista do mundo.

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Cultura transformadora

Cláudia Abreu, sócia do Ateliê de Marketing, abriu o evento destacando a importância de compreender a tecnologia não apenas como uma ferramenta, mas como um elemento transformador do varejo. "Nós não seremos substituídos pela tecnologia, mas pelas pessoas que utilizam a tecnologia de forma eficiente", afirmou Cláudia, citando o CEO da Microsoft, Satya Nadella.


Ela enfatizou que as empresas precisam adotar uma cultura de mudança contínua e valores claros para se destacarem no mercado. Segundo Cláudia, a chave para o sucesso está na integração harmoniosa entre tecnologia, dados e a experiência do cliente.

“Os clientes da geração X compram por status, a geração Z compra por sustentabilidade”, apontou a especialista. Para ela, a comunicação se torna cada vez mais essencial, as habilidades técnicas podem até serem substituídas por AI, mas o prompt de cada ação depende de um ser humano que saiba se comunicar de forma transparente e clara, e que seja hábil em construir relacionamentos baseados em confiança.


Consumo em transformação

Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, compartilhou insights valiosos sobre a importância da sustentabilidade no varejo moderno. Ela apresentou estudos de caso de empresas que implementaram práticas sustentáveis e discutiu a crescente demanda dos consumidores por marcas com propósito claro e compromisso ambiental.

"O olhar sustentável deve permear toda a cadeia produtiva", disse Valéria, destacando iniciativas de empresas como Heineken e Ambev que alinham seus processos internos com práticas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa, em português).

O tema consumo sustentável foi o pilar central dos conteúdos apresentados no auditório Consumo em Transformação, durante o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2024.

"O varejo do futuro será aquele que oferecer não apenas produtos, mas experiências que encantem e surpreendam os consumidores", afirmou Rodrigues, incentivando as empresas a investirem em tecnologia, inovação e treinamento de equipe para elevar o padrão de atendimento e diferenciação no mercado.


Estratégia visionária

Olegário Araújo, pesquisador da FGVcev e especialista em inteligência de negócio, abordou os desafios das migrações, a natureza como direcionadora de estratégias empresariais e a importância da governança na condução de empresas familiares. Ele ressaltou que a colaboração, a transparência e a integridade são fundamentais para enfrentar as crises constantes e construir um futuro mais resiliente e inovador no varejo.


Grande auditório

Artur Motta, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo (FGV) e curador do Congresso APAS SHOW, enfatizou a importância da personalização e da utilização de dados para melhorar a experiência do cliente. Ele discutiu como a cultura digital está mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas, e a necessidade de as empresas se adaptarem a essa nova realidade.

"O consumidor deve ser o protagonista. As marcas precisam entender e falar o que ele quer ouvir", destacou Artur, mencionando o exemplo que João Branco, ex-CMO do McDonald's no Brasil deu sobre a grande rede de fastfood, que adaptou sua marca para "Méqui" para criar uma conexão mais íntima com seus clientes. Além de destacar como as novas gerações estão cansadas de publicidades excessivas das marcas.


O evento "SuperVarejo Pós-APAS SHOW" proporcionou uma troca de conhecimentos e reforçou a importância de uma abordagem que combine tecnologia, sustentabilidade e uma cultura organizacional forte para que o varejista prospere no mercado atual.

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