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Por Redação
26 de julho de 2024

Liderança inovadora: os 6 aspectos mais importantes para aplicar na estratégia

Saiba como as empresas do varejo podem se beneficiar da estratégia de Thought Leadership, segundo a executiva da Latam Intersect PR

Estar na mente do consumidor é um dos esforços mais significativos das estratégias de marketing. Também conhecido como thought leadership, trata-se de estar na posição de liderança inovadora no pensamento das pessoas por conta de sua relevância e autoridade no setor em que atua. Traduzindo para o português, a liderança inovadora, ou liderança de pensamento, consegue influenciar as opiniões de consumidores a partir de ideias que geram impactos realmente positivos.

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De acordo com Andrea Méndez, gerente regional de RP na Latam Intersect PR, empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo, existem pontos importantes na hora de aplicar a estratégia de liderança inovadora. “Mais do que uma nova tendência, Thought Leadership é uma ferramenta poderosa que permite aos especialistas influenciar o seu setor e estabelecer-se como autoridade em sua área de atuação. Cada vez mais pessoas confiam no que dizem os formadores de opinião e em como a sua experiência valida a escolha de uma linha de pensamento ou de um produto/serviço”, afirma.

Este tipo de estratégia já é usada por 65,4% das empresas para desenvolver marketing de conteúdo e 29,5% planejam começar a fazê-lo em breve, segundo uma pesquisa da SEMrush feita com mais de 300 especialistas em marketing. “A estratégia influencia, e é influenciada, pelos principais tomadores de decisão em todos os setores; seus resultados se traduzem não apenas em maior reconhecimento, mas também em engajamento, leads e vendas”, diz Andrea.

Confira os seis aspectos mais importantes em uma estratégia de Thought Leadership, de acordo com a gerente regional de RP na Latam Intersect PR:

  1. Defina seu público, mensagem e estilo: a primeira coisa a ser feita é definir com quem deseja falar, qual será sua abordagem de comunicação e o tom que irá diferenciá-lo no setor.
  2. Esteja ciente do impacto sobre os tomadores de decisão: o conteúdo de liderança inovadora está influenciando muito os compradores e afetando significativamente suas decisões de escolha, portanto, grande parte da sua mensagem deve ser voltada para esse público.
  3. Combine diferentes formatos: a variedade com que o conteúdo é apresentado é extremamente relevante para manter a atenção e atingir públicos maiores.
  4. Gere conteúdo exclusivo e valioso para assinantes: desenvolva guias com materiais exclusivos que levem seu público a deixar seus dados para baixá-los gratuitamente, mas que os leve a fidelizar ainda mais seu conteúdo.
  5. Separe sua estratégia entre clientes atuais e potenciais: a liderança inovadora é tão poderosa que não serve apenas para fidelizar o cliente, mas também pode impactar os clientes de seus concorrentes, fazendo-os duvidar de suas preferências atuais e ficar inclinados a mudar para seus produtos/serviços.
  6. Adapte o conteúdo para cada plataforma: seja muito astuto na hora de escolher o meio pelo qual deseja comunicar cada mensagem, alguns serão mais adequados para uma rede social, enquanto outros têm todo o potencial para serem colocados em um meio de comunicação. Não tenha medo de maior exposição.

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