Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Redação
5 de março de 2024

FriGol fecha 2023 com lucro líquido de R$ 54,5 milhões

Companhia aumentou a produção em 21% no ano

A FriGol, empresa processadora de carne bovina, registrou receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2023, queda de 14% em relação a 2022, e lucro líquido de R$ 54,5 milhões, baixa de 59% na mesma comparação. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 146,7 milhões, 41% menor, com margem de 4,8%.

LEIA TAMBÉM

“Foi o segundo melhor resultado financeiro da história da FriGol. O comparativo anual precisa ser analisado sob a óptica de que 2022 foi positivamente atípico para o setor, enquanto 2023 foi um ano marcado pela suspensão da exportação para a China, além de uma guerra no Oriente Médio”, pontua Eduardo Miron, CEO da FriGol.

Em 2023, a FriGol investiu para aumentar a capacidade produtiva das três plantas localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (ambas no Pará). Isso resultou no abate de 573 mil bovinos no ano, alta de 21% na comparação com 2022. É o segundo ano consecutivo que a empresa aumenta a produção acima de 20%.

“O aumento da produção foi essencial para alcançarmos margens positivas tanto no mercado interno quanto externo, já que ganhamos mais eficiência e conseguimos importante diluição nos custos fixos”, avalia Miron.

“Apesar de volume de abate superior, as receitas foram menores comparativamente, devido a uma série de fatores que ocorreram durante o ano, como o valor médio da arroba que caiu cerca de 20%, sendo acompanhado pela queda no preço da carne no mercado nacional e no exterior”, pontua Eduardo Masson, CFO da FriGol.

Visando diversificar mercados, a companhia ampliou o portfólio de mais de 60 países para os quais exporta, conquistando em 2023 novas habilitações e realizando os primeiros embarques para Indonésia e Singapura. O bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é visto com grande potencial para a companhia.

Já o mercado nacional se mostrou mais atrativo em alguns momentos de 2023 e a FriGol encerrou o ano com o mercado doméstico representando 50% das vendas, ante 47% do ano anterior. O foco tem sido ampliar vendas de produtos de maior valor agregado, como a linha FriGol Chef e na plataforma de produtos e serviços “Açougue Completo”, que encerrou o ano com 52 lojas em supermercados parceiros.

Resultados do 4° trimestre de 2023

No quarto trimestre, a FriGol registrou receita líquida de R$ 855 milhões, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2022, e lucro líquido de R$ 21 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022. O Ebitda foi de R$ 72 milhões, 10 vezes maior, com margem de 8,4%.

A forte demanda do mercado interno, influenciado pelas festas de fim de ano no Brasil e as compras realizadas na China para o Ano Novo Chinês, comemorado no início de fevereiro de 2024, contribuíram para esse resultado.

Deixe seu comentário