Por Vitor Garcia
15 de março de 2023Kellogg aposta na transformação comercial para duplicar capilaridade de distribuição
Agenda prevê crescimento de duplo dígito para 2023 em alcance de pontos de vendas. Estratégia multicanal está conectada com robusto plano de expansão de portfólio
A Kellogg, companhia proprietária de marcas como Pringles, Sucrilhos, Cheez-It, Choco Krispis, entre outras, aposta na expansão de seu portfólio multicategorias com objetivo de levar suas inovações à mesa dos brasileiros.
Com o tempo, a integração das estruturas já existentes deu origem a uma nova companhia com grande vantagem competitiva: a experiência de uma estrutura otimizada com equipe de atendimento e sistema de distribuição próprio focado na região Sul, aliado à estrutura comercial consolidada com distribuição nacional via parceiros, um legado da multinacional Kellogg no Brasil. ?Analisamos cuidadosamente os modelos de negócio que estavam em curso, a fim de dar tração à estratégia comercial da Companhia. Como resultado, foi desenhado um plano de ação que contempla a maturidade do negócio em cada praça e relevância de regiões específicas, de acordo com as prioridades estratégicas da empresa no Brasil?, explica Ricardo Roza, Diretor Comercial da Kellogg no Brasil.
De lá pra cá, a Kellogg se adaptou ao perfil do cliente operando um modelo Route-to-Market detalhado, que caminha em sincronismo com o crescimento da Companhia. No Sul e Sudeste, se manteve o atendimento direto aos clientes com a otimização da força de vendas e fortificando o trabalho com clientes-chave, enquanto as regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte, receberam investimento de uma malha robusta para entregar nossos produtos via distribuidores.
Segundo a pesquisa ADVANTAGE de 2022 que mede a qualidade do serviço prestado aos varejistas, a empresa foi um dos grandes destaques no ranking, principalmente em relação as redes nacionais da região Sul e Sudeste. A evolução da área expandiu a cobertura da empresa, triplicando o número de pontos de vendas em relação aos anos anteriores. De todos os SKU´s produzidos no complexo industrial da Kellogg em São Lourenço do Oeste, no estado de Santa Catarina, mais da metade são comercializados no Brasil e parte da produção é exportada para outros países, o que torna a operação nacional um grande hub para outras localidades da América Latina.
Entre os objetivos de garantir a presença do portfólio da Kellogg para uma base maior de consumidores, a jornada de transformação agrega ainda novos modelos de atendimento ao mercado, como e-commerce direto ao consumidor e plataformas B2B, a fim de garantir uma empresa cada vez mais omnicanal. Em linha com a tendência do setor, o objetivo da companhia para 2023 é manter a curva de crescimento de três dígitos, como ocorreu no ano passado. De acordo com dados da Cortex, o varejo é líder em adoção tecnológica no Brasil e o cenário se repete nos canais de venda, especificamente no digital: a expectativa é que a taxa de vendas online nacional chegue a 17%, a maior em todo mundo, conforme aponta estudo da eMarketer.