Por Redação
13 de novembro de 2024M. Dias Branco registra lucro líquido de R$ 124,7 milhões no 3T24
O resultado teve queda de 51,9% devido a retração nos volumes vendidos, redução do preço médio e aumento de custos no período
A M. Dias Branco, empresa de massas e biscoitos, divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2024, apresentando o lucro líquido de R$ 124,7 milhões, queda de 51,9% em comparação ao mesmo período de 2023. O resultado foi afetado negativamente pela retração nos volumes vendidos, redução do preço médio e aumento de custos no período.
LEIA TAMBÉM
M. Dias Branco tem lucro líquido de R$ 188,9 milhões no 2T24
A receita líquida total retraiu 12,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com retração dos volumes e do preço médio. No acumulado do ano, a retração da receita líquida foi de 11,1%, com aumento dos volumes e diminuição do preço médio. No 3T24, o EBITDA atingiu R$ 228,9 milhões, influenciado pela retração nos volumes vendidos, redução do preço médio e aumento de custos.
Em comunicado ao mercado a companhia informa que nos últimos meses, por razões ajustadas internamente, não alcançam uma formação adequada de preço, volume e margens. As ações corretivas em andamento, como outras que poderão ser iniciadas nos próximos meses, serão comunicadas oportunamente, visando também a obtenção de ganhos em eficiência e produtividade.
As ações já implementadas foram: consolidar o time comercial em uma única diretoria nacional, ajustar a malha logística, de produção e de distribuição, de modo a otimizar a estrutura de custos; consolidar um time dedicado integralmente à excelência comercial, com foco na definição e mapeamento de rota ao mercado e no controle de indicadores; otimizar a estrutura organizacional, com redução de cerca de 850 posições, entre mão de obra própria e terceirizada; alocar o time de Gestão de Receita, que inclui o controle de preços, na Vice-presidência de Investimentos e Controladoria; iniciar esforço coordenado para a redução das Despesas Administrativas e com Vendas; criação de um time focado integralmente em Food Service; fortalecer as exportações, priorizando os mercados focos e as principais categorias.