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Indústria
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Por Redação
13 de agosto de 2024

M. Dias Branco tem lucro líquido de R$ 189,9 milhões no 2T24

O resultado é 12,8% menor em relação ao mesmo período de 2023

A M. Dias Branco, empresa de massas e biscoitos, divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2024, apresentando o crescimento do volume de vendas de 11,6%, com destaque para massas, farinha e farelo. O lucro líquido de R$ 189,9 milhões no 2T24, resultado é 12,8% menor na comparação com o mesmo período de 2023, em relação ao 1T24 houve aumento de 22,6%. O EBITDA atingiu R$ 336,8 milhões, com crescimento de 21,5% vs. o 1T24 e redução de 10,6% vs. o 2T23, influenciado pela redução do preço médio e aumento de custos e despesas.

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Em comparação com o 1T24, a companhia registrou um aumento de 17% no lucro bruto, mas uma redução de 1,8 p.p. na margem bruta. Essa queda se deve à redução de 4% no preço médio e ao aumento nos custos variáveis, principalmente na segunda metade do trimestre, frente à desvalorização do Real vs. Dólar, elevando os custos variáveis.

No 2T24, a empresa teve um resultado negativo de R$ 16,8 milhões, comparado a R$ 55 milhões no 2T23. Essa redução é atribuída principalmente à queda no custo da dívida, devido à retração do CDI, e à diminuição da dívida bruta em moeda nacional. Em relação ao 1T24, o aumento é resultado das variações cambiais negativas, provocadas pela desvalorização do real frente ao dólar

Em relação ao preço médio, a queda frente ao 2T23 e ao 1T24 deu-se pela queda dos preços das commodities. A partir da segunda metade do 2T24, com a desvalorização do Real vs. Dólar e consequente impacto nos custos, houve reajuste dos preços e o aumento do preço médio a partir do último mês do trimestre (jun/24). Na comparação com o 2T23, o crescimento mais acelerado das vendas de farinha e farelo provocou um efeito mix desfavorável no preço médio consolidado, uma vez que esta categoria tem preço inferior aos demais itens. O bom desempenho dessa categoria deu-se, sobretudo, pela adição de nossos clientes institucionais, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Massas, farinha e farelo

No 2T24, aumentamos o nosso market share volume e valor em massas e farinhas vs. o 1T24 e o 2T23. Em massas, o crescimento de share volume deu-se principalmente em massa comum na região do Norte e Nordeste. Em farinhas, destaca-se o crescimento das embalagens destinadas aos consumidores e aos clientes institucionais.

No segmento de biscoitos, mantivemos o market share num patamar próximo aos 32%, que nos permite realizar movimentos de readequação de preços. Os lançamentos de biscoitos contribuíram com R$ 74,1 milhões de receita bruta.

Em farinha e farelo, no comparativo com o 2T23, a redução da receita líquida foi resultado da queda do preço médio, que acompanhou a tendência do preço do trigo. Em margarinas e gorduras, a redução da receita vs. o 2T23 deu-se principalmente pela queda do preço médio, que acompanhou a tendência dos preços do óleo de palma.

No comparativo entre o 2T24 e o 2T23, a queda dos preços das commodities apresentou impacto favorável nos resultados. Na comparação com o 1T24, os custos foram impactados desfavoravelmente pela desvalorização do Real frente ao Dólar, especialmente na segunda metade do trimestre. Em termos nominais, o aumento dos custos deu-se pelo crescimento dos volumes vendidos e produzidos.

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