Por Vitor Garcia
2 de janeiro de 2023Marfrig passa a processar carne orgânica no Brasil
Matéria-prima tem origem no Uruguai e é processada na unidade de Hulha Negra, no Rio Grande do Sul
A Marfrig ? uma das maiores empresas de carne bovina do mundo ? passou a processar carne orgânica em sua unidade localizada em Hulha Negra, no Rio Grande do Sul. A matéria-prima chega ao Brasil por meio da operação da companhia no Uruguai, país onde a Marfrig é a maior processadora de carne bovina.
A carne orgânica é proveniente de animais alimentados exclusivamente a pasto, livres de fertilizantes sintéticos, hormônios anabolizantes e estimulantes de crescimento. O produto também apresenta um menor nível de gordura intramuscular e de colesterol, contribuindo para uma alimentação mais saudável.
A primeira carga de carne orgânica foi recebida em Hulha Negra em agosto de 2022. A matéria-prima ? coxão duro ? é armazenada em câmaras frigoríficas exclusivas. Logo após, a carne é cozida e desfiada, para então ser colocada em embalagens flexíveis chamadas pouch. Em seguida, são hermeticamente seladas e passam por um processo de esterilização.
?Iniciamos o desenvolvimento deste projeto em meados de 2021. Após identificarmos a demanda por carne orgânica, entendemos quais eram os requisitos sensoriais e de qualidade necessários para iniciar os testes. Este é um marco marcante na história da unidade e da Marfrig como um todo, pois temos um produto diferenciado?, diz Durval Cavalcanti, diretor-geral de Industrializados da Marfrig no Brasil.
Primeiro embarque
Em setembro de 2022, a companhia realizou o primeiro embarque de carne orgânica termo-processada para os Estados Unidos, um dos maiores consumidores mundiais do produto. No país, o produto é comercializado na marca do cliente Wild Planet. A Marfrig também atuou junto ao cliente para o desenvolvimento das embalagens, fornecendo as informações técnicas e especificações.