Por Redação
25 de dezembro de 2024Nestlé inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição
A iniciativa faz parte do investimento da companhia no Brasil de R$ 6 bilhões para expansão
A Nestlé Brasil anuncia a inauguração de seu Centro de Manufatura Aditiva (CMA), localizado no parque fabril de Araras, interior de São Paulo. Com o objetivo de otimizar a logística e os investimentos na manutenção de equipamentos industriais para suas 16 fábricas mantidas no Brasil, o espaço passa a ser responsável pela fabricação de peças em impressão 3D para a substituição de componentes danificados nos diversos maquinários.
LEIA TAMBÉM
Nestlé anuncia novas executivas
Nespresso anuncia nova diretora de Marketing e Sustentabilidade Brasil
O CMA também vai criar itens para o reparo de máquinas de café da linha Nestlé Professional, distribuídas atualmente por todo o país. A iniciativa faz parte dos investimentos anunciados pela companhia no Brasil até 2025 da ordem de R$6 bilhões para a expansão de fábricas, avanço em novas tecnologias e fortalecimento da agenda de sustentabilidade.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado, uma análise das peças impressas revelou que algumas passaram a ter maior durabilidade e resistência. Atingindo até 12% a mais de tempo de vida útil que as fabricadas por fornecedores tradicionais”, ressalta Donir Costa, diretor de Engenharia da Nestlé Brasil.
Atualmente, a Nestlé consegue produzir 420 itens de reposição, com expectativa para ampliar este portfólio com os novos equipamentos, que podem ser criados em 18 tipos diferentes de materiais, como fibra de carbono e resina. A previsão é que o CMA produza 2.200 unidades por ano, incremento de 50% no volume da operação atual.
Com o novo Centro de Manufatura Aditiva, a operação da Nestlé no Brasil passa a contar com um scanner para digitalização de itens, impressoras de tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) e profissionais de engenharia de produtos para conferir a integridade das peças e sugerir melhorias técnicas nos layouts originais.
“Com o aumento contínuo da flexibilidade e eficiência proporcionada pela tecnologia, a Nestlé segue sua trajetória de inovação e transformação digital. O lançamento do Centro de Manufatura Aditiva marca um avanço significativo no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade e à eficiência operacional”, comenta Donir.
“As unidades da Nestlé localizadas em São Bernardo do Campo (SP) e em Feira de Santana (BA), por serem as maiores demandantes de peças de reposição, passam a contar com seus próprios equipamentos de impressão, encurtando a logística e proporcionando mais agilidade no atendimento às necessidades de manutenção da linha de operação e do reparo das máquinas de café profissionais”, finaliza Donir.
Preciso de uma vaga de emprego Tenho 38 anos meu último emprego trabalhei 10 anos na parte administrativa da faculdade uni araras Sou de Araras meu watzap 199 99267868 Faço parte da vaga PCD caso tenha No guardo Diego
Existe a oportunidade de enviar curriculum?
Parabéns pela iniciativa
Parabéns pela iniciativa. Conheci a oficina e o setor administrativo da AST nos idos de 90 e sei o quanto era importante pra garantir a qualidade da manutenção das linhas de produção.
Olá Cezar! Que coincidência. Estou a frente como projetista, desde 2020. Começou comigo esse projeto de manufatura aditiva e estou até hoje. Agora houve essa expansão da área para comportar mais impressoras 3D. Fazemos o projeto do zero até a entrega ao cliente.