
Por Redação
28 de julho de 2025Piracanjuba aposta em estratégia de expansão com lançamentos e inaugurações
A companhia pretende finalizar o ano com faturamento de R$ 12 bilhões.
Em fase de expansão, evidenciada por lançamentos, aquisição de unidade fabril no Nordeste e ritmo acelerado das obras de uma de suas fábricas de queijo, no Paraná, a Piracanjuba tem previsão de fechar 2025 com um faturamento próximo a R$ 12 bilhões.
A maior diversificação de produtos, no entanto, ocorreu de forma mais acelerada a partir da última década. Para se ter uma ideia, é de 2014 a primeira campanha publicitária de exibição nacional, com o soletrar e dedilhado de PI RA CAN JU BA.
Neste ano em que comemora sete décadas, a Piracanjuba apresenta ao mercado uma série de novidades, entre elas, produtos que ampliam a conexão com o público jovem, a exemplo da linha Piracanjuba Zquad, com três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e as bebidas lançadas por meio de collab com a Milky Moo: Pandora, Mimosa e Chicletin.
Evolução do portfólio e marcas
Inicialmente formado exclusivamente por produtos Piracanjuba, nos últimos 11 anos o portfólio da empresa ganhou novas marcas, como LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida).
Em 2024, após apresentar sua nova estrutura de governança, com a criação do cargo de presidente, a companhia adotou Grupo Piracanjuba como marca corporativa. No mesmo ano, ampliou a atuação para além do lácteos, com a aquisição da Emana, marca de suplementos voltados para nutrição e bem-estar.
Em ritmo de crescimento, em maio deste ano, o Grupo anunciou a aquisição da primeira fábrica no Nordeste. Localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, a mais nova unidade tem foco na produção de queijos e derivados.
Atualmente, são oito fábricas e 16 Postos de Resfriamento de Leite em operação, distribuídos em oito estados brasileiros, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. A nona unidade fabril, em São Jorge D’Oeste (PR), iniciará a produção de queijos até o fim deste ano, com capacidade instalada de produção de até 39,4 mil toneladas ao ano de muçarela.
A unidade também terá capacidade para produzir até 7,9 mil toneladas anuais de manteiga; além de 6 mil toneladas ao ano de whey protein (concentrados e isolados proteicos) e 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó.
“Esse será um marco de inovação da companhia. A ideia é participar de forma crescente de toda a jornada de consumo, atendendo as mais diversas necessidades das pessoas, em suas diferentes fases de vida. É com o empenho dos nossos mais de 4 mil colaboradores e a construção de vínculos com as pessoas, que nos sentimos prontos para criar o futuro da alimentação todos os dias. Que venham as próximas décadas de crescimento”, comenta Luiz Cláudio, presidente do Grupo Piracanjuba.