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Marketing
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Por Vitor Garcia
25 de maio de 2022

5 dicas para encantar os clientes, segundo os congressistas da APAS SHOW 2022

Necessidades dos consumidores mudam a todo instante, por isso é preciso estar atento às mudanças de hábitos de compra

Tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecidos ao cliente é a experiência proporcionada no ponto de venda. Em uma realidade cheia de commodities, a diferenciação é a premissa básica para que a sua empresa ultrapasse as gôndolas a caminho do caixa. Mas como criar essa experiência do consumidor no ponto de venda?  Como as pessoas pensam e agem no momento da compra, e de que forma contribuem para aumentar as vendas no varejo? Durante o congresso da APAS SHOW 2022, não faltaram lições sobre como encantar o cliente.

Confira as cinco principais dicas:

1) Explorar os cinco sentidos humanos ? O supermercado é o local em que o consumidor consegue ter a mais rica experiência sensorial. Ele pode ver, pegar, provar, cheirar aquilo que ele quer comprar. O ambiente da loja também pode ter tudo isso e ainda agregar com o som ambiente, placas de sinalização, limpeza dos ambientes, entre tantas oportunidades. ?Trabalhar com recursos que aguçam os sentidos é algo que, com certeza, gera mais conversões de venda?, apontou Fernanda Dalben, da Dalben Supermercados.

2) Abraçar a diversidade ? as pessoas são plurais e querem ser vistas e representadas nas lojas, seja na comunicação, seja por um atendente que carregue as mesmas características que ele. ?Pense nas pessoas como um todo, incluindo toda a diversidade. O consumidor quer ser visto, quer se sentir pertencido. Seja ele gordo, magro, alto ou baixo, LGBTQIA+ ou não. Está no que ele sente, em primeiro lugar?, avaliou Dill Casella.

3) Oferecer exclusividade ? Programas de pontos costumam atrair consumidores não apenas pela chance de retorno, mas por criar um diálogo próximo e a sensação de pertencer a algo especial. Os dados coletados no programa podem servir para aprimorar ainda mais a relação marca e cliente. ?As possibilidades de extrair o máximo de retorno financeiro por meio dos pontos que seus clientes detêm e se tornar um bom negócio para todos. Para isso, a criatividade deve fazer parte do setor?, afirmou Ricardo Magalhães, da Dotz.

4) Oferecer praticidade e conveniência ? Os consumidores estão indo 19% menos ao ponto de venda e optando pelos pedidos de delivery ou compras online. Por isso, a ida ao PDV precisa valer a pena para o cliente. Se identificada uma ruptura, mais da metade (52%) dos consumidores desistem de levar o produto e resolvem mudar de loja (15%).  ?Se o ponto de venda estiver adequado para satisfazer a ocasião de consumo, entregando praticidade, variedade e exposição adequada, as chances de concretização da venda aumentam?, avaliou Bruna Wruk Castro, da Heineken.

5) Faça seus colaboradores felizes ? Os colaboradores são hoje os principais porta-vozes de uma marca e tem alto potencial de serem os influenciadores que a representam. Por isso, o trabalho de gestão interna precisa ser excelente, de forma que eles exalem alegria de estarem ali e trabalhem com sorriso no rosto. Treinamento e atenção à equipe devem ser constantes de modo que haja empatia com todo o time. ?Se nossos funcionários não estão felizes, dificilmente nossos clientes estarão?, pontuou Douglas Matricardi, do Magazine Luiza.

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