Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Marketing
...
Por Redação
4 de fevereiro de 2025

Cresce a tendência de influenciadores no varejo para engajar consumidores

A estratégia tem se mostrado eficiente à medida que se aumenta o consumo via canal digital

Sem dúvida, os influenciadores estão se consolidando como uma tendência cada vez mais forte e essa onda é sentida também no setor supermercadista. “O consumidor atual busca por proximidade, autenticidade e identificação, e os criadores de conteúdo que entregam isso através da venda e oferta de produtos em seus perfis, oferecem exatamente isso”, explica Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd, agência de influenciadores.

LEIA TAMBÉM
Colaboradores como influenciadores
Influencers cada vez mais em alta

Segundo a executiva, o diferencial deste tipo de estratégia está na capacidade de gerar conexões genuínas com comunidades, indo além dos números para construir engajamento real. Os criadores que compartilham experiências autênticas e se comunicam de forma transparente conquistam a confiança do público, impactando diretamente as decisões de compra e fortalecendo a fidelização.

“Grandes marcas já perceberam esse potencial e vêm investindo fortemente nesse formato. Empresas como Shein, Mercado Livre, Magalu, Época Cosméticos, e muitas outras já possuem seus programas de afiliados que qualquer pessoa pode se cadastrar e se tornar uma “revendedora” da marca, ganhando comissão por cada produto vendido através de seu perfil”, disse.

O varejo – incluindo os supermercados – também já conta com uma rede de “revendedores” em todo Brasil, que oferecem aos seus seguidores, produtos e serviços diversos e que fazem parte do seu conteúdo e do tipo de temática trabalhada. A expansão de vendas é exponencial, assim como a nova geração de receita para qualquer pessoa. É o verdadeiro “ganhe dinheiro sem sair de casa”.

E entre as redes sociais que se destacam na descoberta de novos produtos, está o TikTok que só no Brasil possui 98,6 milhões de usuários. Algumas hashtags relacionadas a alimentos contam com bilhões de visualizações, como a #foodtiktok com 106,6 bilhões de visualizações; a #food possui 486 bilhões de visualizações.

“A plataforma se tornou uma das ferramentas mais poderosas descobertas e, consequentemente, de engajamento. Empresas que sabem explorar o lado leve e bem-humorado da rede conseguem viralizar e se conectar com a audiência de forma genuína. O segredo está em entender a linguagem, estar no timing certo, adaptar as trends ao universo da marca e contar com criadores que dominem essa comunicação, que são nativos”, analisa Fátima.

Deixe seu comentário