Por Redação
25 de fevereiro de 2022Criar conteúdo próprio e relevante para o seu público pode ser ótimo para os seus negócios
Continue lendo e veja como dois grandes players do mercado têm utilizado sites, redes sociais e outros canais para se aproximar cada vez mais dos shoppers
A compra do CyberCook pelo Grupo Carrefour, em 2018, foi um dos movimentos mais expressivos no segmento supermercadista no que diz respeito ao investimento em conteúdo digital. A rede passou a utilizar o site de forma estratégica desde então, a começar pela coleta de dados e insights de seus 1,2 milhão de usuários envolvendo hábitos de compra e itens mais pesquisados. ?Conectado diretamente ao aplicativo do Meu Carrefour, sempre que um cliente pesquisa algum ingrediente no CyberCook, o aplicativo conecta automaticamente com a plataforma de receitas e o consumidor passa a ter acesso a sugestões de pratos, além de dicas de reaproveitamento de alimentos?, diz Daniel Milagres, diretor de Marketing do Carrefour Brasil. Ao mesmo tempo, com poucos cliques, todas as receitas oferecidas no CyberCook podem ser facilmente adquiridas no e-commerce da rede.
A plataforma, além de dar acesso a milhares de receitas, permite que o usuário encontre preparações adequadas ao seu perfil ? como dietas vegetarianas ou sem glúten ?, informações nutricionais e estimativas de custo. ?Nos últimos anos, atribuímos à plataforma um caráter educacional. É o caso, por exemplo, do Índice Aproveitômetro, que tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre o desperdício de alimentos, destacando o potencial de economia para as residências brasileiras?, diz Milagres.
O Carrefour tem uma equipe interna voltada para a criação de conteúdos para o site, o blog, além de redes sociais (Instagram, TikTok, Youtube, Facebook e Pinterest). Nesses canais digitais, junto aos conteúdos sobre lojas e produtos, também são oferecidos materiais informativos sobre temas que envolvem desde hábitos alimentares até letramento sobre questões sociais. Em paralelo, a rede posta conteúdos específicos de ofertas e informações de lojas via WhastApp, utilizando a assistente virtual Carina.
Confiança aposta em redes sociais e blog
Já a Rede Confiança investe em conteúdo digital desde 2017. ?Nossa estratégia é estar presente na vida dos nossos clientes, mesmo fora dos momentos de compra. Queremos que eles se lembrem da nossa marca pela experiência de compra, pelo serviço elevado de nossos colaboradores, ações socioambientais e qualidade dos produtos ofertados. Nossos conteúdos digitais são elaborados em sinergia com a nossa atuação?, afirma Samara Zogheib, diretora de Inovação da Rede Confiança Supermercados.
Marcando presença nos canais Facebook, Instagram, YouTube e TikTok, o Confiança trabalha um marketing de conteúdo diversificado, passando por ofertas, institucional da marca, receitas de chefs, dicas de harmonização com sommelier, ações com influenciadores, entre outros. A rede também utiliza as mídias como uma forma de valorizar os colaboradores. ?O projeto Histórias de Confiança é uma série que mostra um pouco da vida e do crescimento de nossos funcionários?, pontua Samara.
Na opinião da executiva, o marketing digital é uma mídia acessível e abrangente e que permite o desenvolvimento de campanhas para diferentes nichos de consumidores. ?Além do calendário de varejo e datas comemorativas, optamos por trabalhar outras datas que valorizam o comportamento e o costume brasileiro. Os conteúdos temáticos são um sucesso e já se tornaram uma marca registrada da rede?, conta.
Um dos exemplos é o BBQ Confiança ? Semana do Churrasco. Durante o período, a marca posta conteúdos especiais, como receitas, dicas sobre cortes, acompanhamentos, além de oferecer vantagens exclusivas aos clientes. ?Conquistamos visibilidade para nossos fornecedores e geramos cross entre marcas. Tudo isso, alinhado às ações desenvolvidas pelos departamentos de Marketing e Comercial, resultou em impactos positivos?, ressalta.
E para quem quer começar a investir em conteúdo, ela dá o caminho das pedras.
?Acredito que investir em capacitação do departamento é fundamental. Diferentemente de outras mídias, que necessitam de um alto investimento, as plataformas digitais apresentam diversos recursos para começar um bom trabalho de produção de conteúdo. Porém, é necessário um planejamento para atingir bons resultados?, ensina.