Por Redação
1 de janeiro de 2025Empresas de alimento investem em festivais de música
Seara e Sadia apostam na conexão com o público ao vivo
Os grandes festivais de música têm arrastado multidões no Brasil, e para as marcas é um ótimo momento para estar fazer conexão ao vivo com o público. Seara e Sadia são algumas das marcas que têm patrocinado esse tipo de evento e levado a experimentação para um momento icônico.
Em 2024, a Sadia marcou presença no Lollapalooza e a Seara esteve no Rock in Rio, no The Town e no Tomorrowland, além do Rap in Cena, em Porto Alegre (RS), e no camarote do Allianz Parque, em São Paulo (SP).
"Os grandes festivais concentram os fãs, sobretudo os GenZ e Millennials, em um momento memorável de interação com seus amigos e seus ídolos. A presença de Sadia nesse ambiente faz com que a marca crie uma relação real com o jovem, entregando uma das maiores soluções de alimentação em festivais, com mais de 30 opções diferentes, além de ativações que aumentam a experiência do fã", contou Luciana Bülau, gerente executiva de Marketing da Sadia.
No Lollapalloza 2024, a marca fez um estande de 100 m², o dobro do tamanho do espaço de 2023, que podia ser reconhecido à distância graças ao grande mascote Lek Trek à frente do local. Mais de 2 mil espectadores participaram das ativações.
O estande tinha espaços para fotos, distribuição de brindes e degustação dos empanados Sadia, lançados no festival, incluindo o Big Nuggets, uma versão 40% maior que os Nuggets tradicionais, e o Empanacho Xtreme, empanado de carne de frango recheado com queijo sabor nacho.
Arthur Paek, um dos embaixadores oficiais da marca, Mariana Rios, Tata Cocielo, Nicole Louise, Nath Araújo e Stenio Girardelli foram alguns dos influenciadores que estiveram presentes. Também foram feitas collabs com marcas estratégicas, como Hellmann’s, Ibis e Localiza. A ativação continuava no Lolla Lounge, área vip do festival, com oferecimento de Nuggets e brinde, além da presença de Lek Trek.
Os participantes do festival também encontravam os produtos da marca em 21 tendas de alimentação e com os 170 vendedores ambulantes que circularam pelo evento. O cardápio tinha mais de 30 itens, incluindo Empanadíssimo, Hot Dog com Salsicha Sadia, Pizza Sadia e opções vegetarianas da linha Veg&Tal.
Na área de alimentação premium do festival, o chef e embaixador da Sadia Mohamad Hindi assinou um cardápio com lanches tradicionais da gastronomia árabe.
Embora a empresa não abra números, reconhece que a ação traz bons resultados. "Nosso patrocínio ao Lollapalooza endossa nossa aproximação e nosso engajamento com um público-alvo qualificado; reforça o nosso posicionamento como marca que atende todos os tipos de fome; e fortalece algumas categorias de alimentos estratégicas para a marca, como o nosso portfólio de produtos empanados, que é o mais completo do mercado. Para o negócio, o festival tem sido uma ótima frente para os lançamentos da marca, como o Hot Bowls, em 2023, e Big Nuggets, em 2024, que superaram as expectativas de venda após as ativações no festival", disse a executiva da marca.
Um dos grandes investimentos da Seara foi a edição de 40 anos do Rock in Rio. O estande de 100 m² estava localizado próximo à entrada principal e tinha 2 andares: o térreo aberto ao público e mezanino para convidados. Aproveitando o mote oficial do festival, “Viva grandes encontros”, a marca apostou no conceito Hot&Croc, que combinava Salsicha Hot Dog Seara Tradicional e Defumada com a linha de Frangos Crocantes da marca.
Ludmilla e Simone Mendes foram convidadas a criar o hit oficial da marca, usado na campanha para as redes sociais e no espaço da marca. Para integrar as ações, a Seara também lançou a promoção "Hot&Croc Seara – Sua dupla & Você no Rock in Rio 40 anos", que premiava os consumidores com ingressos.
Havia 2 ativações no estande. Na Foto Fusion, o participante fazia a degustação de um minihot dog e o conteúdo era captado em vídeo para ele postar nas redes sociais. A Croc Box era uma cabine com microfone ASMR para captar o som da degustação das tiras de frango.
A presença também foi reforçada com a linha Seara Gourmet, com um espaço de 150 m², próximo ao palco Sunset, com degustação de produtos premium como o Parma, vindo diretamente da Itália, o Salame com borda de pimenta importada da Alemanha e a Mortadela Duplamente defumada.
No térreo Seara Gourmet, aberto ao público, havia totens interativos para os visitantes indicarem suas preferências e degustarem sanduíches inspirados em receitas italianas.
Outra ativação que chamou a atenção do público foi a mixagem do concerto "As Quatro Estações de Vivaldi” com sons emitidos pelos 3 produtos captados por sintetizadores. Esses sons eram a base para DJs convidados criarem releituras do clássico.
A Seara também não abre números dos resultados do patrocínio, mas informa que, além da parte financeira, o ganho de visibilidade e presença é muito grande.