![...](https://d3h1nu1oevgs78.cloudfront.net/colunistas/redacao--831429.jpeg)
Por Redação
3 de fevereiro de 2025Marcas atraem consumidores por meio da conexão emocional
Bauducco e O Boticário se aproximam do coração de seus clientes
A conexão emocional entre marca e cliente é uma maneira bastante eficiente de conquistar a preferência de quem tem tantas opções para consumir, já que ele é bombardeado diariamente com centenas de anúncios na TV, no rádio, na internet, na rua e no transporte público. Para se destacar nessa multidão, algumas empresas optam pelo caminho do coração.
LEIA TAMBÉM
Bauducco é a nova patrocinadora do Allianz Parque
Bauducco anuncia nova diretora Industrial
O Boticário é uma das marcas que investe em estar conectado com as emoções de seus consumidores. “Uma conexão emocional forte acontece quando a marca entende o contexto de vida do consumidor e oferece a mensagem certa, no momento certo. Isso exige um olhar atento para temas que geram identificação imediata — como autoestima, pertencimento, diversidade ou transformação pessoal”, diz Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação de Boticário e Quem Disse, Berenice?. “Campanhas como ‘Seu Auge é Hoje’ - na qual a atriz Eliane Giardini questiona o estereótipo de que mulheres 45+ já passaram a melhor fase da vida - funcionam porque falam diretamente com emoções que já estão presentes na vida das pessoas, amplificando conversas que já fazem parte do seu cotidiano”, complementa a executiva.
Segundo Carolina, para ter uma aproximação emocional com o consumidor é necessário estar próximo dele, ouvi-lo e focar em conhecê-lo profundamente, algo que está no cotidiano de trabalho da marca O Boticário. “Acredito que trabalhar com beleza, um estímulo tão poderoso para o bem-estar e autoestima das pessoas, carrega a responsabilidade de entender que cada um dos nossos produtos só é realmente finalizado quando nosso consumidor imprime nele sua personalidade: seja na combinação das nossas fragrâncias com a pele, na make para um momento de empoderamento ou em outro ritual pessoal qualquer. É assim que a conexão emocional entre O Boticário e nosso público acontece - cada produto ajuda a marcar um momento e contar uma história. Recebemos muitos relatos do público sobre como determinado produto marcou sua vida ou lembra alguém amado”, fala.
A Bauducco também preconiza a conexão emocional com seus consumidores e sabe que é preciso mesclar ações de curto prazo com as de longo prazo para ter uma relação saudável. “A construção de uma conexão emocional sólida exige consistência e tempo, mas é possível dar passos significativos em curto prazo, especialmente em momentos-chave, quando as emoções estão mais à flor da pele, como no Natal. Para isso, é fundamental conhecer profundamente o seu público, entender com quem está falando, em que momento você está e até onde deseja chegar”, explica André Kieling, gerente de Brand e Insights da Bauducco.
De acordo com o executivo, a emoção é muito mais potente do que a comunicação em si. “O ponto de partida é entender que a emoção tem muito mais força do que qualquer mensagem. ‘As pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca como as fez sentir’: essa frase marcante de Maya Angelou cabe bem aqui”, afirma.
Para Kieling, a conexão emocional genuína começa pela empatia, já que é preciso entender as necessidades, os sonhos e os desafios do consumidor. “Outro ingrediente essencial, na nossa visão, é a autenticidade. O consumidor reconhece e valoriza marcas que comunicam seus valores de forma verdadeira. A Bauducco constrói sua narrativa em torno de família, qualidade e momentos de afeto, aspectos que ressoam emocionalmente com o público”, conta. A receita se encerra com a consistência. “Para nós, é essencial que todos os pontos de contato da marca conversem de forma integrada, reforçando nossos valores e nossa proposta de valor”, fala o executivo.