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Marketing
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Por Redação
25 de junho de 2024

Supermercados se reinventam diante do novo marketing

Influência tecnológica e mudanças no comportamento do consumidor transformam estratégias e operações dos supermercados

O marketing e o varejo vêm evoluindo conforme as tecnologias avançam e os comportamentos dos consumidores mudam. Juntas, essas duas áreas passaram por transformações significativas nos últimos anos que os fizeram mudar a forma de operar e de se comunicar com o consumidor, dentro ou fora do ponto de venda.

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Antes de entrarmos na era digital, as estratégias de marketing no varejo eram baseadas em campanhas de publicidade de massa em canais tradicionais como TV e rádio, além dos anúncios impressos. Nesse cenário, os supermercados dependiam exclusivamente de suas lojas físicas para aplicar visual merchandising e promoções para atrair consumidores.

Hoje, a personalização e os novos canais de comunicação permitem que as estratégias dos supermercados passem a focar mais no cliente do que no produto e, por outro lado, o e-commerce expandiu completamente o alcance das lojas físicas. Junto a isso, temos as redes sociais que se fortalecem cada vez mais como canais de interação e estabelecem uma comunicação bilateral entre empresas e clientes, assim como entre os próprios consumidores.

Este cenário inspirou o tema da APAS SHOW deste ano, ‘Update-se - O mercado do futuro mais próximo de hoje’, destacando tecnologias e ferramentas baseadas em IA e Big Data, assim como a personalização da experiência do consumidor e a influência das marcas.

Inteligência Artificial e Big Data

A nova fase do marketing no setor de supermercados está diretamente ligada à inteligência artificial (IA) e ao big data, tópicos centrais para análises preditivas, recomendações personalizadas e atendimento automatizado. Para comprovar o potencial dessas tecnologias, basta olhar para uma das principais empresas do varejo, a Amazon, que planeja investir quase US$ 150 bilhões nos próximos 15 anos em data centers.

Trazendo para o mercado nacional, a rede de supermercados Mundial vem usando a IA em um programa de fidelidade para entender melhor os clientes, detectar hábitos e preferências, para criar ações de marketing altamente personalizadas. Desta forma, os clientes fiéis da rede têm a sensação de exclusividade, o que aumenta ainda mais a fidelidade à marca da empresa.

Personalização e marcas de influência

Mesmo diante de muitos avanços, o marketing enfrenta desafios quando analisado o recorte dos supermercados. Diante da quantidade de mensagens que uma pessoa é exposta a cada dia faz com que a maioria delas seja rapidamente esquecida. Para João Branco, especialista em marketing, o modelo como o conhecemos está chegando ao fim e destaca os novos rumos para os profissionais de marketing: colocar o cliente acima da venda; ver clientes como indivíduos e não apenas leads; focar em melhorar a vida do cliente; e adotar uma abordagem ‘desmarketing’, isto é, para que evite a saturação de anúncios.

De acordo com David Roth, CEO da The Store WPP e Chairman da BVV, os caminhos para aumentar a influência de uma marca no mercado atual são: inovação, performance, confiança, conveniência, autenticidade, diversão, status, contemporaneidade e propósito. Segundo Roth, a excelência em dois ou três itens pode ser suficiente para criar uma marca influente. Neste cenário, a Natura se destaca em propósito, autenticidade e inovação, assim como a Sephora é reconhecida por status e contemporaneidade, ambas marcas que continuam inovando para não perderem o status de influentes no varejo.

O uso de IA e big data, a personalização e a construção de marcas influentes são cada vez mais cruciais para o sucesso dos supermercados em atender às demandas dos consumidores modernos. Esse é o momento em que o marketing no varejo não fala mais sobre alcance do maior número de pessoas, mas sim sobre criar conexões significativas e personalizadas com cada cliente. Parasaber mais, baixe o e-book APAS SHOW2024.

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