Por Vitor Garcia
3 de novembro de 2022Grupo Muffato chega com o primeiro supermercado autônomo da América Latina
A loja foi instalada em Curitiba (PR) e funciona inteiramente por meio de sensores, máquinas e inteligência artificial. Confira as imagens
O Grupo Muffato traz para o Brasil, em Curitiba (PR), o primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina: o Muffato Go (MGo). Com uma tecnologia que permite ao consumidor interagir diretamente com os produtos, a unidade de 250 m² de área de venda utiliza fusão de sensores, aprendizado aprofundado de máquinas e visão computacional desenvolvidas pela Sensei, empresa portuguesa de tecnologia.
Ao entrar na loja, o cliente entra no mercado, baixa o app do Super Muffato, aciona um QR code pelo ícone da Muffato Go e passa pela porta eletrônica. A partir deste momento, tudo o que ele pegar das prateleiras ficará registrado na conta do próprio usuário e nada manual precisará ser feito quanto a isso. Se devolver os itens nas prateleiras, a combinação de sensores também identificará e removerá o item da lista. Ao terminar as compras, basta sair da loja.
"O lançamento da Muffato Go, em Curitiba, é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja. Novamente, o Grupo Muffato coloca seus clientes na rota do que há de mais moderno e inovador no mundo", relata Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.
Além de toda tecnologia embarcada, a Muffato Go conta ainda com uma estrutura arquitetônica que humaniza e traz bem-estar, criada pela Opus Design. O hall de entrada foi projetado para que o cliente possa comer, beber e baixar o aplicativo, confortavelmente, utilizando o wi-fi da loja. Todo mobiliário, teto e painéis foram projetados para que a experiência possa funcionar da forma adequada.
"O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina e apoiar o lançamento do primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil com o Super Muffato", afirma Vasco Portugal, CEO da Sensei.
O sistema foi desenvolvido nos padrões das normas da LGPD e segue funcionando até se o celular descarregar no meio da compra. Qualquer dúvida que o consumidor tiver, poderá fazer o contato com a pessoa que estará na portaria.