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Mercado
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Por Redação
15 de janeiro de 2025

Vendas do comércio brasileiro apresentaram queda de 3,5% em dezembro

O setor de supermercados registrou retração de 3,3%

As vendas do comércio brasileiro apresentaram resultados negativos, com retração de 3,5% em dezembro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com queda de 1,7%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros.

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Segmentos

Na análise por segmento, todos reportaram queda mensal: tecidos, vestuário e calçados (7%), móveis e eletrodomésticos (6,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,7%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%), artigos farmacêuticos (2,3%), combustíveis e lubrificantes e material de construção (1,8%).

No acumulado de 2024, o segmento de combustíveis e lubrificantes teve o melhor desempenho do ano, com alta acumulada de 3,1%, seguido pelo setor de artigos farmacêuticos, que registrou crescimento de 2,5%. O segmento de móveis e eletrodomésticos acumulou alta de 1,1%, enquanto o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou um leve crescimento de 0,3%.

Já entre os resultados negativos, o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou a maior queda anual, com retração de 1,8%, seguido pelo setor de tecidos, vestuário e calçados, que acumulou queda de 0,6%. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou retração anual de 0,5% e o segmento de material de construção também teve queda de 0,2%.

Destaques regionais

No recorte regional, apenas cinco estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, liderados por Roraima, com alta de 3,9%, seguido por Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%).

Já entre os resultados negativos, todos os outros 21 estados tiveram resultados negativos, com a maior queda em Santa Catarina (7,1%), seguido por Paraná (4,8%), Rio Grande do Sul (4,7%), Mato Grosso e Rio de Janeiro (4,6%), Espírito Santo e Maranhão (4,1%), Rio Grande do Norte (4%), Mato Grosso do Sul (3,7%), Piauí (3,1%), Acre (3%), Amazonas e Tocantins (2,9%), São Paulo (2,4%), Amapá (2,2%), Paraíba (2,1%), Minas Gerais e Bahia (2%), Ceará (1,5%), Pernambuco (1,1%) e Alagoas (0,3%). O Distrito Federal também acompanhou a série de quedas, com uma retração de 4,3%.

“Considerando a trajetória e a performance do varejo ao longo do ano, estimamos que o comércio vendeu 2,3% a menos que o esperado para a semana do Natal, o que explica parte da queda de dezembro. Contudo, o resultado não foi suficiente para reverter os ganhos de 2024, que teve alta acumulada de 0,6%”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

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