Por Fabrícia Botelho
1 de novembro de 2023Essa tecnologia me convém?
Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.
Uso essa sábia frase do Apóstolo Paulo de Tarso, para fazer uma analogia com as tecnologias disponíveis para serem utilizadas no varejo agora e no futuro.
?Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.?
Uso essa sábia frase do Apóstolo Paulo de Tarso, para fazer uma analogia com as tecnologias disponíveis para serem utilizadas no varejo agora e no futuro.
Está difícil acompanhar a todas as inovações tecnológicas que estão acontecendo em todas as áreas e no varejo então, nem se fala. Como por exemplo, automação, self-checkouts, etiquetas eletrônicas, inteligência artificial, blockchain, e muitas outras, já são uma realidade aqui no Brasil e muitas empresas já adotaram todas ou algumas delas. Muitas tecnologias que prometem, mas nem todas entregam, aumento de produtividade, redução de perdas e eficiência de modo geral.
A previsão do Fórum Econômico Mundial, feita há alguns anos: "O varejo e os bens de consumo mudarão mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 40 anos.? está se comprovando verdadeira, e algumas novidades estão surgindo para turbinar a eficiência do varejo.
Todos os dias novas tecnologias são lançadas com a promessa de resolver diversos tipos de problemas e nem todas conseguem alcançar sucesso. Em minhas recentes pesquisas de tendências encontrei duas tecnologias que valem a pena serem observadas: a Ambient IOT Pixel e Fulfil Solutions.
A Ambient IOT ? IOT Pixel, é uma evolução da Internet das Coisas, que hoje está presente em quase todos os estágios da cadeia de suprimentos, fabricação e comercialização, mas que é mais utilizada para produtos de alto valor agregado como containers de transporte, carros e eletrodomésticos, porque seu custo ainda é alto. O que a Ambient IOT, criada pela empresa Wiliot, promete entregar é algo que tem o potencial de chegar em todos os produtos da gondola de supermercado e dos centros de distribuição.
A tecnologia que está sendo aperfeiçoada poderá impactar profundamente o varejo possibilitando maior sustentabilidade, rastreabilidade e segurança dos alimentos, além de reduzir perdas e ruptura.
Steve Statler, CMO da Wiliot em entrevista ao portal Supply Chain Brain, disse que assim como no início do desenvolvimento da RFID, a aplicação dessas novas etiquetas e dos dispositivos de suporte aumentará à medida que o preço baixar. Com o uso de telefones celulares e Ambient IoT, o custo total deve ser 100 vezes mais barato que as tecnologias de RFID atuais.
A etiqueta de Ambient IoT é um dispositivo ativo - do tamanho e formato de um selo de carta e que funciona sem bateria - que transmite constantemente a condição do item que está sendo monitorado, diz Statler. As etiquetas RFID tradicionais, por outro lado, só se comunicam quando há uma mudança no status. Os novos chips são alimentados por energia de ondas de rádio, o que ajuda a reduzir seu preço para menos de 10 centavos cada.
O teste das tags de Ambient IOT foram feitas nas vacinas de COVID 19 da Pfizer e serviu para descobrir falhas e aperfeiçoar o produto e a maior rede de supermercados de Israel, Shufersal, está utilizando o IOT Pixel em 150.000 caixas de vegetais, gerenciando a cadeia logística e monitorando a temperatura dos produtos vegetais e o plano é que até o final de 2023, 1 milhão de caixas de vegetais sejam equipadas com a tag. O IoT Pixel transmite dados precisos sobre a temperatura ambiente dos vegetais, desde a colheita nas plantações até o consumidor final.
Outro problema do varejo que está desafiando a criatividade dos inovadores e das start-ups de tecnologia é a logística do e-commerce de varejo alimentar. Várias alternativas estão surgindo para tornar as vendas online dos supermercados que é especialmente desafiadora, uma experiência melhor para o consumidor e mais barata para o varejista.
A start-up Fulfil Solutions, fundada por Mir Aamir, um ex-executivo da rede Safeway, uma rede de supermercados norte americana. "Em nenhuma outra experiência de comércio eletrônico você pede algo e recebe outra coisa", sobre o e-commerce de alimentos. "A mesma tecnologia que foi usada para separar e embalar eletroeletrônicos e sapatos não pode ser aplicada ao coentro e ao iogurte", diz Aamir em entrevista na Revista Fast Company.
Como funciona a solução da Fulfil Solutions:
Bandejas
O estoque é organizado em bandejas empilhadas verticalmente em torres de armazenamento altas, sem limite de altura e são rastreadas pelo nível.
Estações de distribuição
Os robôs fixos retiram as bandejas do armazenamento e embalam os mantimentos nos ShopBots.
ShopBots
Robôs móveis conduzem sacolas de supermercado pelo sistema para coletar itens.
Compartimentos frios
Os ShopBots entram em áreas refrigeradas para coletar produtos frescos e congelados.
Portais de coleta
Os motoristas de entrega e os clientes retiram as sacolas embaladas por meio de uma interface automatizada e intuitiva.
A tecnologia promete 50% de redução em custos operacionais, 99% de precisão nos pedidos e cobertura de 99% das categorias de mercearia. Já está operação na rede Save Mart.
Essas tecnologias vão conseguir entregar o que prometem e conseguirem escalar para serem amplamente adotadas e quem sabe chegarem, em breve, no mercado brasileiro? O tempo responderá a essa pergunta. E não muito tempo, pois hoje as mudanças estão aceleradas exigindo que startups alcancem resultados e se mostrem eficazes a curto prazo sob pena de não conseguirem mais investimentos.
Essa tecnologia me convém?
A inovação vai muito além de sistemas computacionais e equipamentos eletrônicos. A inovação pode ser feita em qualquer parte de sua empresa e trazer valor para seus stakeholders. Para descobrir quais novidades e soluções tecnológicas você deve trazer para sua empresa, o primeiro exercício deve ser conhecer seus clientes profundamente, fortalecer a cultura da inovação entre seus colaboradores, avaliar todos os seus processos para então buscar as tantas tecnologias disponíveis no mercado e escolher soluções capazes de atender os seus objetivos..
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