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Por Redação
31 de outubro de 2024

Como um varejista pode se tornar o preferido dos seus clientes? Os três pilares do sucesso

Retano Solutions se destaca como uma empresa inovadora de consultoria internacional, especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data

Em um contexto de crescente concorrência, a escolha do supermercado preferido dos clientes está se tornando um processo cada vez mais consciente. Frequentemente, não se trata apenas de preço ou proximidade, os fatores que determinam a escolha são complexos e diretamente ligados à experiência de compra. Os supermercados de sucesso constroem as suas estratégias baseadas em três pilares fundamentais: a gestão do catálogo de produtos, a disponibilidade de produtos e um programa de fidelização eficaz. As soluções tecnológicas avançadas ajudam os varejistas a otimizar estes aspectos, criando um ambiente onde o cliente se sente escutado e valorizado. Nesse cenário, a Retano Solutions se destaca como uma empresa inovadora de consultoria internacional, especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data.

"Na Retano Solutions não oferecemos simplesmente soluções únicas, mas um inteiro Ecossistema Digital de soluções complementares e conectadas entre si. Sendo uma empresa internacional que colabora com a cadeia de vendas detalhadamente em todo o mundo, nós temos uma profunda compreensão das especificações do mercado e uma metodologia de implementação consolidada", ressalta Francisco Sales D'Almeida, Gerente Regional da Retano Brasil. "Com a abertura do nosso escritório no Brasil, não estamos limitados a introduzir soluções no mercado que foram testadas em vários países. Localizamos de forma precisa os nossos produtos, levando em consideração as peculiaridades e as normativas específicas do mercado brasileiro. Estamos seguros que somente uma abordagem levando em consideração as condições locais - desde a solução em si às políticas de precificação - possa trazer resultados concretos e criar um real valor para as empresas de nossos clientes".

Gestão do catálogo de produtos: Compreender os desejos dos clientes

Os clientes escolhem os supermercados não somente com base no preço ou na localização, mas também pela qualidade e variedade de produtos. Cada um tem as suas preferências pessoais e espera encontrar produtos que atendam a essas necessidades. Para continuar sendo competitivos, os varejistas devem administrar o catálogo de produtos de um modo que reflita as tendências de mercado, as mudanças sazonais e as exigências dos clientes locais. A variedade de produtos deve também estar adaptada, baseada na localização da loja.

Nesta situação, o gerenciamento dos produtos por categorias mercadológicas se torna uma alternativa mais eficaz, em comparação às clássicas matrizes de catálogo de produtos. Esta abordagem consiste em observar todo o catálogo através do ponto de vista do cliente e dividindo-o em base às características principais dos produtos, ou seja, baseada nos critérios que influenciam o fator de escolha do cliente. Mas é possível gerenciar de forma eficaz todo este processo manualmente? E o quão conveniente seria se pudéssemos automatizá-lo?

Os benefícios da gestão de catálogo de produtos por categoria mercadológica e formatos de loja nas funcionalidades do Retano ERP

Os modernos sistemas de gestão do varejo, como o Retano ERP, simplificam e tornam mais preciso o processo de seleção de produtos para cada loja. São consideradas todas as características da loja: dimensões das prateleiras, superfícies, posição e muito mais. O sistema conecta os segmentos de produto ao formato das lojas e pontos de venda específicos. Cada produto é precificado baseando-se em diferentes propriedades, segmentos de preço e objetivo de posição (gerador de margem, gerador de tráfego, gerador de receita). Estas propriedades se tornam indicadores para a análise e ajudam os gerentes de categorias a tomar decisões mais pontuais.

Utilizar o modelo de gestão de catálogo de produtos por categorias mercadológicas no Retano ERP ajuda o gestor a aumentar as vendas do próprio grupo de produtos, os diretores comerciais a obter uma distribuição harmoniosa das categorias do catálogo e ajudam também a empresa e toda a estrutura a melhorar a eficácia gerencial e com isso, aumentar a receita dos negócios.

Disponibilidade dos produtos: Prateleiras vazias nunca mais

Um dos aspectos mais frustrantes para os clientes é encontrar prateleiras vazias ou produtos em falta, ainda mais quando se trata de bens de consumo cotidianos ou de promoções. Se um cliente não consegue encontrar pelo menos a metade dos artigos em sua lista, é muito provável que ele não volte mais. Este é um aspecto crítico para os produtos perecíveis da categoria de "frescos", onde é fundamental para o revendedor balancear a oferta para evitar pedidos excessivos ao garantir a disponibilidade dos produtos..

A chave para uma gestão eficaz dos produtos é uma previsão precisa da demanda, baseada em análise de dados e histórico, e um modelo de previsão apropriado para cada produto. Entretanto, este é apenas um aspecto do sucesso. Um elemento crucial é garantir uma reposição otimizada das gôndolas. Para isso, são necessários instrumentos práticos para monitorar o posicionamento dos produtos, para que a equipe de reposição possa expor rapidamente a mercadoria nas prateleiras.

“Como a disponibilidade dos produtos é uma prioridade, na Retano enfrentamos esta batalha de um modo integrado, utilizando tecnologias digitais avançadas, incluindo Machine Learning" - explica Pedro Felix, Consultor de Implementação de Software da Retano Brasil. A inteligência artificial do Retano SCM seleciona os métodos de previsão mais eficazes e os melhores parâmetros de reposição para produtos específicos. Baseado nestas previsões, o sistema calcula automaticamente o volume otimizado dos pedidos, ajudando também na escolha de melhores fornecedores e condições mais vantajosas. Deste modo, o sistema garante uma disponibilidade contínua dos produtos baseada em "Esquemas inteligentes de reposição", evitando assim, a sobrecarga dos armazéns dos varejistas.

Quando a mercadoria chega na loja, é fundamental que seja exposta no ponto de venda de acordo com os planogramas aprovados e recolocada frequentemente conforme as vendas são concluídas. Para cumprir estas exigências, a nossa solução Retano Shelfspace prevê um portal web e um aplicativo com um módulo BPM e um chat para os funcionários da loja. Através deste instrumento, as equipes recebem instruções claras para atualizar a disposição de produtos e podem sinalizar a conclusão da tarefa através de fotos. Os algoritmos de inteligência artificial integrados no sistema de reconhecimento dos produtos comparam a exposição efetiva (realograma) com o planograma e avisam em caso de qualquer conflito ou falta de produtos.”

Programa de Fidelidade: Criando um vínculo com o cliente

Por último, um dos pilares mais fortes para se diferenciar no mercado varejista é a capacidade de criar um vínculo forte e duradouro com os clientes através de programas de fidelização bem projetados. Os clientes modernos não querem somente descontos, mas desejam ser premiados pela sua fidelidade. Um bom programa de fidelização não deve somente oferecer vantagens econômicas, mas também uma experiência personalizada.

Com o Retano Loyalty&CRM, os varejistas podem criar programas feitos sob medida que se adaptam ao comportamento e às preferências de compra de cada cliente. Graças à análise de dados, é possível criar ofertas personalizadas, comunicados específicos e prêmios especiais que fazem o cliente se sentir apreciado. A inteligência artificial do sistema identifica associação de produtos, preferências dos clientes, prevê a taxa de abandono e ajuda o varejista a compreender o ciclo de vida dos clientes, otimizando assim a experiência deles e reforçando a sua fidelidade.

Além disso, o aplicativo, ainda que uma pequena porém preciosa vantagem para os clientes, oferece a eles a possibilidade de gerenciar facilmente os próprios pontos de fidelidade, monitorar ofertas especiais disponíveis e receber notificações sobre novas promoções e eventos. Isso não só enriquece a experiência de interação com a marca, mas contribui também para reforçar a fidelidade, tornando os clientes mais envolvidos no processo.

Para ser um varejista de sucesso no mercado atual, não basta oferecer preços competitivos. É preciso entender profundamente a necessidade dos clientes e garantir que a oferta, a disponibilidade dos produtos e os programas de fidelidade sejam gerenciados de maneira excelente. As soluções tecnológicas permitem que os supermercados otimizem estes três pilares, oferecendo ao cliente uma experiência de compra personalizada sob medida. Com o devido equilíbrio entre inovação e atenção aos detalhes, o supermercado se torna não só um local de compra, mas um ponto de referência cotidiano para o cliente, que o escolherá repetidamente como o seu preferido.

Saiba mais
https://retano.ai/pt/

E-mail: brazil@retano.ai

Telefone: +55 11981229214

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