Por Vitor Garcia
22 de março de 2022Faturamento da Páscoa em 2022 pode superar o dos últimos anos
Até agora, as vendas dos ovos de chocolate são 13,5% maiores do que as registradas em 2019 no mesmo período
Varejistas devem faturar mais em vendas de chocolate na Páscoa de 2022 e podem superar o nível de faturamento em anos de pré-pandemia. É o que aponta análise da GS Ciência do Consumo, companhia especializada em comportamento de consumo no varejo. Os dados de compra de chocolate foram levantados desde o início do ano até 13 de março, com 35 milhões de compradores únicos em supermercados, hipermercados e cash&carry.
Em 2022 as vendas acumuladas até a última semana foram 13,6% maiores do que as registradas em 2019 nas 4 semanas que antecedem o domingo de Páscoa. O estudo também aponta que o número de unidades registrou um aumento de 3,7% nas vendas, e, consequentemente, o preço médio de vendas (9,5%) acabou contribuindo para o aumento das vendas no período.
A antecipação do início das vendas de ovos de Páscoa frente aos anos anteriores, pode ter incrementado mais cedo as vendas em 2022. ?A hipótese mais provável é que o adiamento do Carnaval possa ter acelerado o preparo das lojas para a próxima data sazonal do varejo alimentar, o que já resulta em números importantes para o setor?, destaca Evandro Alampi, head de inteligência da GS.
Outro fator importante para o cenário positivo do faturamento é o retorno da frequência dos consumidores ao comércio físico e a retomada dos encontros sociais e familiares aproveitando o ovo de Páscoa como uma opção de presente temático. É esperado desempenho positivo dos ovos de Páscoa nos próximos 30 dias com maior expressão na semana que antecede a data comemorativa (de 10 a 16/04).
Contudo, pode-se observar uma clara tendência de alterações no comportamento do consumidor pós-pandemia, e os chocolates passaram a receber atenção especial com aumento do número de preparos caseiros, além do aumento do consumo propriamente dito.