Por Redação
12 de dezembro de 2024Redes supermercadistas e indústrias se unem à Food to Save para combater o desperdício e promover o consumo consciente
Parcerias estratégicas com a foodtech sustentável têm impactado positivamente o mercado e gerado benefícios ambientais e sociais para o setor varejista
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o desperdício global de alimentos chega a 931 milhões de toneladas anuais, sendo o setor varejista o responsável por 12% desse total. Aqui no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são descartados. Em resposta a esse cenário alarmante, empresas como o GPA, Grupo Supernosso e Kicaldo estão unidas à Food to Save, uma foodtech que utiliza tecnologia para conectar excedentes de produção a consumidores conscientes, promovendo uma revolução no combate ao desperdício.
O GPA, que opera marcas como o Extra, destaca a importância de iniciativas como a do Food to Save para alinhar práticas de sustentabilidade com a redução de perdas. “O GPA tem uma forte preocupação com questões ESG, especialmente no combate ao desperdício de alimentos. Desde que a parceria foi lançada no Extra, vendemos 14 mil Sacolas Surpresa em 133 lojas”, explica Amon Chaves, diretor de operações digitais e novos negócios do GPA.
Segundo o executivo, é preciso ressaltar que a proposta das Sacolas Surpresa, que oferece alimentos próximos do vencimento com até 70% de desconto, também reforça o compromisso com o consumo consciente e a inclusão social. “Além de evitar a geração de resíduos desnecessários, conseguimos melhorar a redistribuição de alimentos e contribuir com a rentabilidade do negócio”, completa o diretor de operações digitais e novos negócios do GPA.
Resultados práticos no combate ao desperdício
Em Minas Gerais, a rede Supernosso também colhe frutos expressivos com a parceria. “Com apenas um ano de atuação, impedimos o desperdício de mais de 200 toneladas de alimentos no estado. Esse número é significativo, considerando que, no Brasil, o setor varejista descartou entre 10% e 15% da produção total de alimentos”, destaca Edmilson Anacleto Pereira, diretor industrial e de logística do Grupo Supernosso.
Pereira entende que a conexão direta com os consumidores é outro ponto-chave para o sucesso da iniciativa. “Disponibilizamos as Sacolas Surpresa em cerca de 60 lojas, oferecendo descontos atrativos para produtos de alta qualidade próximos ao limite de vida útil. Essa ação não só amplia o acesso das pessoas aos alimentos, como também fortalece nosso alinhamento com a agenda ESG”, afirma o diretor do Grupo Supernosso.
Engajamento e parcerias estruturadas
A marca Kicaldo, conhecida pela produção de feijões e outros grãos essenciais, encontrou na Food to Save uma plataforma para engajar consumidores de forma inovadora. “As Sacolas Surpresa personalizadas, com foco no feijão, estimulam o consumo consciente e mostram como é possível reduzir o desperdício com criatividade. O QR Code nas sacolas, direcionando para receitas exclusivas, despertou curiosidade e engajamento”, compartilha Mauricio Bortolanza, diretor de novos negócios da Kicaldo.
De acordo com Bortolanza, embora a ação tenha enfrentado desafios logísticos iniciais, os aprendizados foram transformadores. “Percebemos o poder de parcerias bem estruturadas para engajar consumidores e trazer soluções práticas. A campanha reforçou que é possível unir criatividade e propósito para combater um problema tão relevante”, completa o executivo.