Por Vitor Garcia
21 de abril de 2022Adequações tecnológicas se tornam essenciais ao varejo
Controle de estoque com ferramentas de gestão, picking mais automatizados e integração de toda a cadeia de suprimentos são o foco para a eficiência operacional e crescimento da receita
Os supermercadistas buscam soluções que entregam o máximo de retorno sobre um investimento que faça sentido dentro do planejamento de crescimento. O fato de estarem em um segmento altamente competitivo, com margens baixas e consumidores cada vez mais exigentes, faz com que a tecnologia ganhe um papel de protagonismo para aqueles que queiram se diferenciar e crescer de forma mais sustentável.
Antes de mais nada, é preciso entender que os consumidores mudaram com a chegada das gerações alpha e Z, e que a experiência de compra também mudou, visto que a pandemia moldou o comportamento do dia a dia. Consequentemente, a adequação das atividades ao longo da cadeia tornou-se essencial.
Controle de estoque com ferramentas de gestão, picking mais automatizados (voz, robôs etc.) e integração de toda a cadeia de suprimentos para atendimento das lojas físicas unidas ao e-commerce, são temas-foco para aqueles que buscam eficiência operacional e crescimento da receita.
A RT Intelligence, canal de distribuição do Vispera do Brasil, oferece a tecnologia de reconhecimento de Imagem por inteligência artificial, em que câmeras espalhadas pelo supermercado monitoram as seções e como está a execução das diferentes categorias. Entre os principais indicadores monitorados estão o percentual de produtos precificados, se o planograma da categoria está executado de acordo com a estratégia, qual o percentual de ruptura e de espaços vazios nas gôndolas. ?Oferecemos uma auditoria completa da visão do shopper quando está na frente das prateleiras. Espaços vazios, ruptura, produtos sem preços e categorias desorganizadas, tudo isso afeta diretamente a experiência de compra e gera perda de vendas, e pela execução dos planos de ação indicados pelo nosso sistema é possível aumentar em pelo menos 3% do faturamento da loja e ter um ROI bastante positivo?, explica Romero Teixeira Neto, diretor da empresa.