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Varejo
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Por Redação
1 de agosto de 2025

Área dedicada ao churrasco no ponto de venda melhora experiência do cliente e amplia ticket médio

Supermercado aposta em espaços temáticos para transformar a jornada de compra em uma experiência completa e aumentar a rentabilidade por cliente.

Criar uma área dedicada ao churrasco dentro do ponto de venda é uma estratégia que vai além da simples organização do layout. Trata-se de uma ação que transforma a jornada de compra em uma experiência prática, inspiradora e completa, atendendo a uma das ocasiões de consumo mais importantes para o brasileiro.

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Na Friboi, essa visão se materializou com o Espaço Churras, iniciativa que já está presente em quase mil lojas pelo país. “Nosso objetivo é reunir em um só local tudo o que o cliente precisa para fazer um bom churrasco, desde as carnes selecionadas da linha Maturatta até carvão, sal grosso, utensílios e acompanhamentos”, afirma Rafaela Biamante, gerente de Trade Marketing da Friboi.

Segundo ela, a carne é a protagonista da ocasião churrasco, por isso o projeto é pensado para estar sempre próximo ao açougue e organizado de forma estratégica. “Adotamos um manual que orienta o sortimento ideal por loja, com planogramas eficientes, materiais visuais que facilitam a escolha e ações sazonais que conectam emocionalmente o consumidor ao momento do churrasco”, explica Rafaela. A proposta resulta em maior diversidade de categorias, incentivando uma cesta de compras mais ampla e, consequentemente, um aumento no ticket médio.

A experiência não é apenas funcional, mas também afetiva. “O churrasco vai muito além da carne. É um momento de conexão, e queremos estar presentes em cada detalhe dessa ocasião”, reforça Rafaela, destacando que o churrasco é um pilar estratégico tanto no ponto de venda quanto nas campanhas da marca.

Na rede de supermercados Dalben, o conceito de ocasião também ganha força em parceria com a Ambev, a marca de cerveja Patagônia desenvolveu uma ambientação exclusiva nas gôndolas voltadas ao churrasco. “É essencial pensar no sortimento. Além das carnes, é importante incluir carvão, temperos, descartáveis, cervejas e utensílios. Isso tudo compõe o momento churrasco”, destaca Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede.

Para ela, embora a proximidade com o açougue seja interessante para estimular a venda cruzada, o essencial é criar um ambiente que comunique bem a proposta. “Mesmo em outros pontos da loja, é possível montar esse espaço com apoio da indústria e uso de geladeiras temáticas, como fizemos com a Ambev”, explica. A criação de áreas temáticas voltadas para ocasiões específicas de consumo é uma tendência que se consolida no varejo alimentar. No caso do churrasco, trata-se de entender o comportamento do consumidor e oferecer conveniência, inspiração e praticidade — tudo em um único espaço.

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