Por Vitor Garcia
25 de abril de 2023Carrefour cresce 30,7% em vendas no primeiro trimestre de 2023
O GMV total atingiu R$1,6 bi, crescendo 43% em relação ao mesmo período do ano anterior
O Carrefour totalizou R$ 27,1 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 30,7% em vendas ao ano, com o novo plano de expansão, a companhia planeja terminar a conversão de 124 lojas do Grupo BIG até o fim de julho, seis meses antes do cronograma inicial. No primeiro trimestre deste ano, 23 lojas foram convertidas para o formato Atacadão, do qual 21 eram Maxxi. Foram 58 lojas Maxxi iniciais, 46 convertidas em Atacadão e 2 serão convertidas em Sam?s Club, as 10 lojas restantes estão em processo de fechamento.
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Ao fim de março, 61 lojas do Grupo BIG já estavam convertidas para a bandeira Atacadão (14 hipermercados, 46 lojas Maxxi e 1 Sam?s Club).
O GMV (volume bruto de mercadorias) total alcançou R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre, aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado pelas categorias alimentar e não alimentar, considerado particularmente forte comparado a base normalizada em relação ao ano passado.
As vendas brutas no Atacado atingiram R$ 18,1 bilhões, 20,1% ao ano, sendo R$ 16,6 bilhões no Atacadão e R$ 1,5 bilhão no Maxxi. Esse desempenho foi impulsionado por LfL (Linhas financeiras de Liquidez) de 5,7%, 6,5% com efeito calendário; 3,9% da expansão orgânica do Atacadão, os quais, junto com os 6,5% de LfL com efeito calendário, somam um crescimento orgânico de 10,3% no primeiro trimestre; e 9,8% das conversões de lojas e do legado Maxxi.
O trimestre foi marcado pela desaceleração da inflação de alimentos, pelo cenário competitivo mais acirrado, com mais de 100 lojas de Cash & Carry abertas nos últimos 12 meses, e também pela forte base de comparação (LfL no 1T22 foi de 9,2%). Os volumes LfL continuaram a deteriorar-se com a desaceleração da inflação alimentar e o significativo número de novas lojas de Cash & Carry no mercado.