Por Redação
19 de dezembro de 2025Como organizar a exposição de aves natalinas e impulsionar as vendas
Oferta da indústria cresce a cada Natal, diversidade que precisa ser visualizada pelo consumidor no momento da compra no supermercado
As aves é uma das receitas que não podem faltar na ceia dos brasileiros na noite de Natal. Seja peru, chester ou fiesta, a ave faz parte do cardápio de fim de ano e para ajudar o cliente na escolha pela melhor opção ou preço, a dica é destacar os produtos nas geladeiras. “A categoria de aves natalinas tem uma dinâmica muito própria no fim do ano: o consumidor busca por conveniência, tradição e facilidade na hora da escolha. Por isso, a exposição tem um papel decisivo na conversão”, explica Rafael Palmer, diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara.
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Como preparar o supermercado para o Natal?
A disposição do produto na área de venda é muito importante. “As aves natalinas precisam estar bem executadas e em um espaço amplo, facilitando assim a exposição de um sortimento mais completo, atendendo aos diversos perfis de consumidores com um mix completo”, diz Marcelo Suárez, diretor de Trade Marketing, CIEX e Omnichannel da MBRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão.
Confira as dicas dos executivos para uma boa exposição na gôndola:
Organização e segmentação
Facilitar a vida do consumidor é uma das maneiras de convencê-lo a comprar o produto. “Boas práticas envolvem trabalhar a categoria de forma organizada: separando linhas tradicionais de opções temperadas ou premium e garantindo uma apresentação clara dos atributos do produto, como modo de preparo, rendimento e diferenciais”, fala Palmer. “De maneira geral, buscamos apoiar o varejo com iniciativas que contribuam para uma jornada de compra mais clara e organizada, reforçando atributos relevantes da categoria e facilitando a escolha do consumidor”, completa.
Materiais visuais
“Para destacar os produtos, é importante que o setor esteja com comunicação aplicada com testeiras, adesivos e parreiras. Além disto, as pontas de gondola apresentam alta conversão e devem priorizar os itens de maior giro, facilitando a jornada do consumidor”, afirma Suárez.
“Materiais visuais, como testeiras e wobblers, ajudam a criar impacto e facilitam a navegação”, fala Palmer.
Cross merchandising
“Observamos ótimos resultados quando o varejo investe em exposição cruzada, conectando a ave a itens complementares da ceia, como farofa, arroz, batatas e embutidos. Essa abordagem amplia o ticket médio e simplifica a jornada de compra do consumidor”, conta o diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara.
Boa exposição
“Datas sazonais como o Natal, são estratégicas para o varejo e é natural que o setor trabalhe espaços adicionais para impulsionar categorias de alta demanda, como aves festivas. A Seara atua como parceira dos varejistas oferecendo suporte à execução, recomendações de planograma e materiais de visibilidade, sempre com o objetivo de facilitar a jornada de compra e contribuir com o crescimento da categoria. Cada varejista tem suas particularidades, e o trabalho é sempre feito de forma colaborativa, respeitando as estratégias individuais de cada rede”, diz Palmer.
“Temos um desenvolvimento todo especial de materiais de visibilidade para o ponto de vendas dedicados para garantir a atenção e conversão do shopper. Através de pesquisas, identificamos as oportunidades e elaboramos peças adaptáveis de acordo com o formato e tamanho de varejo. Para este ano, além dos materiais regularmente produzidos, trouxemos novidades para as parreiras de ponta de gondola, com versões feitas com painéis de LED, parreiras desenvolvidas para cross merchandising, além de infláveis para estacionamento, garantindo lembrança de compra para o consumidor desde o início de sua jornada de compras”, afirma Suárez.
“Importante também que outras ferramentas de comunicação sejam ativadas, como Retail Media, ambiente digital das redes (e-commerce e redes sociais), assim como ativação nas ferramentas de CRM, tudo para garantir que o consumidor tenha comunicação completa”, diz o diretor de Trade Marketing, CIEX e Omnichannel da MBRF.
