Por Redação
6 de março de 2024Cencosud fecha 2023 com receita líquida de R$ 10 bilhões
Aumento de 8,5% em comparação ao mesmo período de 2022
O Cencosud anunciou nesta quarta-feira os resultados do quarto trimestre de 2023, com destaques as inaugurações de 5 lojas de lojas na bandeira Prezunic, no Rio de Janeiro e na bandeira SPID, loja de conveniência, com a abertura de 3 lojas e a assinatura com iFood para assumir 9 dark stores da operação iFood Express no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM
Bretas inaugura espaço focado em experiência do cliente
Supermercado online fecha parceira estratégica com o iFood
Outras ações com foco na experiência do cliente incluíram melhorias nas lojas GBarbosa na Bahia, Sergipe e Alagoas; reforma da loja Giga Atacado Barra Funda, em São Paulo, e a conversão de 8 lojas Bretas para o formato Atacarejo, além do início da integração do Mercantil Atacado ao Giga Atacado.
Com isso, o Cencosud encerrou 2023 com uma receita liquida de R$ 10 bilhões, um aumento de 8,5% ante 2022, com participação do Cash & Carry de 35%, ou seja, 10 p.p. a mais que em 2022.
A margem EBITDA atingiu 5,1% no trimestre e 5,7% no ano. No período, os custos e despesas continuaram pressionados pelo efeito da deflação de alimentos, especialmente em commodities.
No 4T23, a venda líquida do segmento digital totalizou R$ 75,4 milhões, um incremento de 55,9% versus o 4T22. Esse desempenho resultou das iniciativas aplicadas na Black Friday, aquisição de novos clientes e crescimento da omnicanalidade. No ano, a receita líquida cresceu 10,2%, atingindo R$ 235,0 milhões
A receita líquida no Atacado alcançou R$ 955,8 milhões no 4T23, um aumento de 15,3% em relação ao 4T22. A participação sobre a receita líquida foi de 35,8%, em comparação com os 31,4% do 4T22. No ano, a participação foi de 34,8%, com um aumento de 9,5 p.p. em relação a 2022, impulsionada pelo crescimento do Giga e pela migração de lojas do segmento de varejo para atacado, que ainda estão em fase de maturação.
Com isso, a Cencosud encerrou 2023 com 26 novas lojas, incluindo as migrações de Bretas ocorridas no início do ano. No fim de dezembro, a companhia totalizou 383 lojas, das quais 326 no Varejo e 57 no Atacado.