
Por Redação
11 de agosto de 2025Cencosud registrou lucro líquido de US$ 109 milhões no 2T25
A receita apresentou um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior
A Cencosud divulgou seus resultados do 2º trimestre de 2025, com receita de US$ 4,405 milhões, representando um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. Excluindo o efeito da hiperinflação na Argentina, a receita aumentou 7,2%. O lucro líquido no trimestre atingiu US$ 109 milhões, esse desempenho foi impulsionado pelo crescimento da receita em todas as unidades de negócios no Chile e na Argentina, junto a uma aceleração na Colômbia, que registrou seu maior aumento de vendas desde 2022. Nos Estados Unidos, a receita cresceu 9% em dólares locais, com a abertura de três lojas.
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Um dos principais marcos do período foi o desempenho das marcas próprias, que alcançaram uma penetração recorde de 18%. Isso foi resultado do desenvolvimento contínuo de novos produtos e de uma proposta de valor focada em qualidade, com destaque para a marca Cuisine & Co. Além disso, as vendas online cresceram 7,8%. Durante o período, a companhia avançou em seu plano de crescimento orgânico com a abertura de cinco lojas na região, sendo três nos Estados Unidos, uma loja GIGA Atacado no Brasil e uma loja Jumbo na Colômbia.
“Neste trimestre, destacamos um progresso significativo em nossos negócios e prioridades estratégicas em todos os países onde operamos. Seguimos avançando com determinação em nossa estratégia e no fortalecimento do nosso ecossistema de varejo multiformato”, afirmou Rodrigo Larraín, CEO da Cencosud.
Já o EBITDA Ajustado consolidado registrou uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido principalmente ao impacto contábil dos ajustes de hiperinflação na Argentina. Excluindo esse efeito, o EBITDA Ajustado apresentou crescimento real de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo a resiliência do negócio.
Destaques por país
Argentina: todas as unidades de negócios registraram aumento nas vendas reais, acima da inflação em moeda local. Além disso, houve o crescimento da receita dos supermercados, de 36,4% acima da inflação, mesmo excluindo a recente aquisição da rede atacadista Makro.
Brasil: a margem EBITDA Ajustada expandiu, melhorando 40 pontos-base para 5,3%, em parte devido à venda de ativos em Minas Gerais.
Chile: alcançou seu sétimo trimestre consecutivo com uma margem EBITDA ajustada de dois dígitos de 11,6%, graças ao sólido desempenho das lojas de departamento Paris e dos shopping centers, iniciativas de eficiência, rentabilidade do e-commerce e expansão do negócio de retail media.
Colômbia: continua apresentando melhorias significativas em seus resultados. A venda de postos de gasolina na Colômbia foi concluída, e a margem EBITDA ajustada aumentou 2,1% em relação ao ano anterior, impulsionada pela maior rentabilidade em Supermercados, Melhoramentos do Lar e Serviços Financeiros.
Peru: a empresa atingiu a maior margem EBITDA Ajustada para um segundo trimestre de sua história, atingindo 11,8%. Destaca-se o aumento de 35,5% nas vendas online em comparação com o mesmo período do ano passado.
Estados Unidos: a receita cresceu em ritmo histórico, 9% em moeda local, impulsionada pela abertura de três lojas e um aumento de 24,8% nas vendas online.