Por Redação
7 de fevereiro de 2024Comércio projeta crescimento de 17% em vendas online no Carnaval
Alguns setores como vestuário, alimentos e bebidas ficam aquecidos no período
O Carnaval é considerado uma das principais datas comemorativas no Brasil, revelando-se também como um período estratégico para o comércio eletrônico. Os dados de 2023 comprovam esse fenômeno: as vendas online durante o Carnaval alcançaram uma marca notável de R$ 4,6 bilhões, denotando um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior. As projeções para 2024 são ainda mais otimistas com estimativas de vendas online chegando a R$ 5,5 bilhões, representando um crescimento de 17%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
LEIA TAMBÉM
OXXO e Beats transformam fachada de loja para lançamento de bebida
Como as marcas de cerveja devem ativar a categoria no varejo para o Carnaval 2024
Em 2023, os segmentos de moda e acessórios, cosméticos e eletrônicos e ingressos para eventos foram, por exemplo, os mais procurados. Em geral, os mercados de turismo e hotelaria, alimentos e bebidas, moda e acessórios, maquiagens e cosméticos ficam aquecidos durante o carnaval.
O estudo realizado pela CNC também destaca que a conveniência, o custo-benefício, a diversidade de opções, o tempo de entrega, a segurança nas transações e as políticas de trocas e devoluções são os principais atrativos para os consumidores optarem pelas compras online.
“É possível capitalizar o momento ao investir em produtos sazonais relacionados à data. Além disso, é viável criar campanhas e ações de marketing associadas ao feriado, destacando os produtos oferecidos. Por isso, não deixe seu e-commerce de fora da folia do Carnaval”, afirma Helena Costa, diretora de e-commerce da Infracommerce.