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Varejo
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Por Redação
31 de outubro de 2025

Covabra projeta expansão até 2033 e reforça foco em inovação e pessoas

Rede de supermercados fundada em Limeira (SP), em 1989, conta com 23 lojas no interior do estado

Para Dioner dos Santos, diretor-presidente do Covabra, o principal diferencial da empresa varejista é a equipe. "A nossa gente faz a grande diferença", fala. Hoje com 23 lojas em operação e quase 5 mil colaboradores, o Covabra vê valor em sua força de trabalho e o bom ambiente reflete na percepção do consumidor. "A gente faz as nossas pesquisas na saída do checkout e nosso score NPS (Net Promoter Score) é de 77 a 79, o que para o varejo é muito bom. Entre os promotores, que são os que dão notas 9 e 10, o principal motivo da boa avaliação é o atendimento", afirma.

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Santos destaca ainda que tem muitos funcionários antigos na equipe e que, quando são abertas novas lojas, a prioridade é promover quem já faz parte do time para cargos de liderança. O Covabra foi fundado pelos irmãos Dioner, Ronaldo, José Antônio e Adilson dos Santos, em 1989, que já trabalhavam com os pais no varejo, em Limeira (SP). "O Covabra, na realidade, é uma consequência do capital e do conhecimento gerado nessa fase anterior do negócio. Meus pais vieram da roça, montaram um açougue e, depois, com o tempo, um mercado pequeno, que se chamava Supermercado Santos", explica.

Cada um dos sócios era diretor em uma área diferente. Adilson cuidava do Comercial; Ronaldo, do Financeiro; José Antônio, de Operações e Dioner, de Tecnologia. Há cerca de dez anos, eles decidiram que era hora de mudar a gestão, tirando os sócios da operação. "A gente percebeu que chegou o momento de profissionalizar essas diretorias. Em 2015, Ronaldo assumiu como diretor-presidente e os outros irmãos foram para o conselho. Em 2019, fizemos uma mudança. Eu assumi como diretor-presidente e o Ronaldo foi para o conselho", conta Santos. Além dos irmãos, o conselho também tem a participação de profissionais externos para auxiliar na gestão da rede de supermercados. "Há cerca de três anos começamos a trazer a nova geração da família para a operação, composta pelos filhos e sobrinhos", diz.

A empresa se apoia em quatro valores principais: inovação, humildade, atitude e disciplina. De acordo como o executivo, quando foi fundado, o supermercado foi o primeiro do Brasil a ter 100% dos caixas com leitores de código de barras, em um tempo anterior ao Plano Real, quando a remarcação de preços era feita com muita frequência, produto a produto. "Foi bem inovador na época. Isso nos permitiu abrir a loja já com uma gestão de estoque, de lucratividade por produto. Hoje é muito comum, mas naquela época, eu acredito que tenha sido uma vantagem competitiva muito grande nossa, o que nos permitiu crescer com uma certa solidez", fala o diretor-presidente.

Até hoje, a inovação segue sendo um pilar importante da empresa, mas o executivo chama a atenção para a necessidade de diferenciar o que é inovação real do que é uma moda passageira. "Tem que olhar com muito cuidado porque, no varejo, as margens são muito apertadas. A gente não tem espaço para errar. E tudo o que a gente faz só tem um objetivo, que é agregar para o cliente lá na ponta”, ressalta.

Plano de expansão

O Covabra tem meta de abrir de duas a três lojas por ano, até 2033. A atuação da empresa deve ficar no raio de 120 km de Campinas (SP), sem incluir a grande São Paulo. Em setembro, foi inaugurada mais um ponto em Indaiatuba (SP), e até o fim do ano, a rede pretende chegar a 24 lojas, com uma inauguração de Paulínia (SP). Recentemente, foi anunciada uma loja em Valinhos (SP), em um espaço que pertencia ao Supermercado Caetano.

A expansão é feita tanto com a construção de lojas próprias como pela compra de espaços que já eram usados por outras redes. "É diversificado. A gente tem uma carteira de terrenos que a empresa vai comprando e, conforme obtemos as aprovações das prefeituras, o que é mais difícil que construir, nós fazemos as obras. E tem as oportunidades. Desde o ano passado, surgiu oportunidade e a gente adquiriu três lojas", explica.

O Covabra espera fechar 2025 com um faturamento 20% maior que o do ano passado e, para 2026, a meta é um crescimento de 30%.

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