Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Vitor Garcia
8 de março de 2023

Covabra Supermercados tem 58% da força de trabalho formada por mulheres

Empresas que possuem a maior parte do quadro de funcionários feminino se destacam no mercado

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data celebrada desde 1975, quando foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data está historicamente ligada aos protestos por melhores condições de trabalho. No Brasil, ainda que as mulheres sejam a maior parte da população, segundo dados do IBGE, o gênero feminino representa apenas 42% das pessoas em trabalho formal.

Neste cenário, empresas que possuem a maior parte da força de trabalho composta por mulheres se destacam. É o caso do Covabra Supermercados, que possui 3,2 mil funcionários, sendo 58% do gênero feminino, que estão presentes em 26 dos 36 setores da rede. O número é bem superior à média mundial. O relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, constatou que, mundialmente, as mulheres representam apenas 30% dos funcionários nas empresas.

Os cargos de gerência também possuem uma boa ocupação feminina na rede: 34%. ?Várias vezes chego em reuniões externas e sou a única mulher a participar?, relata Silmara de Freitas Basilio, gerente de sortimento do Covabra Supermercados, que iniciou sua trajetória na empresa há 27 anos como operadora de caixa.

Silmara atua há 27 anos na rede de supermercados Covabra (Crédito/Divulgação)

A rede de supermercados não conta com política específica para a contratação de mulheres, mas as oportunidades de crescimento sempre estiveram disponíveis em igualdade de condições. ?Há um olhar especial sobre a competência e desempenho do funcionário?, explica Silmara. ?Existe a abertura e a empresa ganha muito quando olha para o trabalho do colaborador, por isso temos tantas mulheres em cargos de liderança?, completa a gerente, que já ocupou oito cargos, sendo cinco em função de gestão, nessas quase três décadas. No Covabra Supermercados, dos 36 setores, três são ocupados por equipes 100% feminina: financeiro, jurídico e marketing.

Equipe do financeiro da rede de supermercados é 100% feminina (Crédito/Divulgação)

Até mesmo em áreas em que as mulheres são minorias, como a de Tecnologia da Informação, o Covabra mantém a política de igualdade. Hoje, a equipe de suporte técnico da empresa da rede é coordenada por Márcia Leite. ?Na graduação, já somos minoria e, até o final, o número de mulheres diminui muito?, relata. Tal fato é validado pelo IBGE. Segundo o instituto, 79% das mulheres que ingressaram em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) abandonaram a universidade ainda no primeiro ano.

?Ainda na faculdade as mulheres aprendem a ter uma postura mais forte, com mais imposição e posicionamento?, explica Márcia, que, além da formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se especializou em engenharia, administração de sistemas de banco de dados, está cursando Gestão em TI e comanda uma equipe de nove homens. ?Minha equipe sempre foi bem receptiva, desde o momento em que a assumi. Já tivemos uma mulher na equipe, mas dificilmente recebemos candidaturas de mulheres?, completa.

Márcia Leite coordena uma equipe de nove homens (Crédito/Divulgação)

Deixe seu comentário