Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
13 de março de 2025

Cresce a presença feminina nas empresas varejistas, em todos os níveis hierárquicos

Para além dos postos operacionais, redes desenham programas que visam o desenvolvimento profissional e pessoal

A taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro é de 53,3%, enquanto a dos homens equivale a 73,2%, segundo dados do último estudo de Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

LEIA TAMBÉM

Mas, mesmo no varejo, elas ganham cada vez mais força e participação em todos os níveis do negócio. No Grupo Carrefour, as mulheres representam 50,7% das posições de trabalho. Sendo que 33% delas ocupam posições de liderança, mas a meta da companhia é que esse número chegue a 40% até 2030, segundo Cristiany Gomes Miguel, gerente de Inclusão e Diversidade do Grupo. Em nível executivo elas ocupam 22% dos cargos e no conselho de administração, já são 38%. “Buscamos atingir a paridade total em 2026. Para isso, realizamos uma série de treinamentos e atividades de promoção da presença feminina em toda a companhia”, diz Miguel.

Ao longo dos anos, o grupo tem investido em diversas ações para melhorar os indicadores de equidade de gênero. Uma dessas iniciativas é o projeto Mulheridades, programa de desenvolvimento aberto para todas as mulheres da companhia, independente do cargo, local ou função. A grade do programa contempla temas e capacitações como: autopercepção e expressão; desafios e experiências compartilhadas; construção cultural e social; empoderamento e resistência e a diversidade de experiências.

Por meio de aulas e palestras, a companhia busca abordar temas relacionados ao protagonismo feminino e ao desenvolvimento de carreira. “Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e inclusivo, no qual mulheres possam crescer juntas, desenvolver suas habilidades e atingir objetivos profissionais e pessoais. Entre as participantes, um grupo de cada turma é selecionado para receber mentorias com altas lideranças femininas. O programa já reuniu mais de 1.950 participantes ao longo de suas três edições”, ressalta Miguel.

Como estratégia macro, a companhia realiza um acompanhamento em tempo real dos indicadores de diversidade de cada área do negócio, que permite incentivar que as equipes estabeleçam ações direcionadas para o cumprimento das metas individuais para somar ao coletivo. Um exemplo disso é o aumento de mulheres em áreas e funções no varejo, onde, historicamente, a presença feminina é menor.

Comentários(1)
Sabrina Cristina
13 de março de 2025 às 16:39

Boa matéria!

Responder
Deixe seu comentário