Por Vitor Garcia
27 de janeiro de 2023Dalben Supermercados usa inteligência artificial em projeto de comunicação visual em parceria com a AMBEV
Painel de mais de quarenta metros de extensão instalado na loja matriz foi criado seguindo a tendência Criatividade Sintética, apontada pela WGSN durante a NRF, em Nova Iorque (EUA).
Durante a NRF 2023, o maior fórum de varejo do mundo, que aconteceu em Nova Iorque, de 15 a 17 de janeiro de 2023, Andrea Bel, VP de Consumer Insights da WGSN, uma das mais influentes consultorias estratégicas sobre comportamento do consumidor no mundo, compartilhou em sua palestra diversas tendências até 2025 incluindo a ?Criatividade Sintética?: a criação orientada aos ambientes digitais e incorporando o uso de #IAs, #Metaverso e #Criptoverso.
Atenta a tudo isso, a rede Dalben Supermercados em parceria com a AMBEV realizou um projeto de comunicação visual usando inteligência artificial, em uma negociação de visibilidade de marca entre os times de trademarketing. Dessa maneira, ao renovar a comunicação visual da sua loja mais tradicional, localizada no Taquaral, em Campinas/SP, o Dalben levou a missão muito à sério: com o auxílio da Quebra.Studio, combinando inteligência artificial com conceitos gráficos modernos, foi criado um imenso mosaico que reflete um clima de energia positiva, saúde, confraternização e uma pitada de carnaval própria do brasileiro.
Segundo Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede Dalben Supermercados, o primeiro passo foi refletir sobre a marca e seus clientes. O público de um supermercado é diverso em muitos aspectos, como idade, interesses, renda, horário que frequenta a loja, produtos que consome, etc. Por essa razão, foram filtrados os principais arquétipos relacionados ao consumidor da marca Dalben e formas de representá-los graficamente.
A parceria com a AMBEV foi o casamento perfeito: a gigante de bebidas tem a diversidade de produtos e valores que se encaixam ao Dalben, seus clientes e o sortimento presente nas lojas. As marcas Pepsi Black, Beats Caipirinha, Spaten e Mike's foram as escolhidas para enriquecer o universo visual.
Uma vez definida a linha sensorial, a criação partiu para a frente técnica e artística. Ferramentas de mapeamento de área IA orientaram a criação de um mapa de calor com os principais pontos de visualização, tanto pra clientes no estacionamento quanto para quem trafega no campo de visão do painel.
Então, a criatividade e o design entraram em ação, posicionando estrategicamente os elementos de acordo com seus tempos de atenção, de modo a manter o sentido da mensagem em qualquer hora do dia. O resultado desse trabalho já pode ser visto ao vivo, e pelos próximos meses, por todos os clientes e pessoas que circulam na região do bairro Taquaral.