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Varejo
Varejo 6 de maio de 2024

Dia das Mães: com os supermercados devem se preparar para aproveitar a data

Rede Mundial ativa produtos de beleza e perfumaria nas lojas e especialista aponta oportunidade para itens de preparo

O Dia das Mães mexe com as emoções dos consumidores e as redes de varejo precisam se preparar para a data com antecedência. Sabendo do potencial que representa para as vendas em suas lojas, a rede Supermercados Mundial aplica uma ação específica para o período que celebra as mães, com foco em produtos de beleza e perfumes.

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Para a diretora de marketing do Supermercados Mundial, Vanessa Leite, a combinação de produtos para o ‘festival Que Beleza Mundial’, é pensada para reconhecer a dedicação das mães com ofertas especiais. “No setor de perfumaria, temos atendentes que passam constantemente por treinamentos para auxiliar os filhos que não sabem o que escolher para suas mães. É essencial oferecer uma variedade de produtos que atendam às necessidades e desejos das mães em sua totalidade”, explica.

De acordo com Vanessa, além dos produtos de beleza e perfumaria, as lojas destacam itens tradicionais para a data, como chocolates, vinhos, espumantes e taças. “O layout da loja desempenha um papel fundamental nas vendas. Organizamos o espaço de forma estratégica, destacando produtos em áreas de alto tráfego e criando pontos de destaque para as promoções. Além disso, usamos sinalização clara e atrativa para orientar os clientes e incentivar a compra impulsiva. Nos preocupamos em deixar todas as ofertas bem sinalizadas, lançamentos em destaque e decoração com a identidade do festival. Não tem como entrar na loja e não ser impactado de alguma forma”, afirma a diretora de marketing do Supermercados Mundial.

Conceito e solução para o cliente

Fernando Luiz, especialista em varejo, entende que os supermercados devem se preparar para o Dia das Mães com base em uma lista de produtos que vendem mais do que o normal nesse período. “Durante os quatro dias que antecedem a data, de quinta a domingo, pega esse período do ano anterior e compara com o mês passado. Assim, você vai ter uma lógica de itens que mais crescem. Pode ver que, com certeza, são produtos que têm preparo, como confeitaria, padaria, pudins, doces, e massas”, diz.

Segundo o especialista, os supermercados devem evitar a falta de produtos que tragam maior retorno para a operação. “A prioridade para as redes é não deixar faltar itens que garantem 50% de faturamento. O acréscimo é trabalhar a conveniência, ou seja, aquilo que o cliente não estava pensando em comprar. É aí que precisa trabalhar a exposição mais agressiva”, aponta Fernando Luiz.

Diferente das sazonalidades, os dias temáticos como o Dia das Mães precisam usar o layout da loja para aguçar a comprar, principalmente dos itens que não estão na lista de compras. “Oferecer produtos de bomboniere, cestas produzidas pela própria rede com opções com e sem álcool, cestas de café da manhã com produtos não tão sensíveis à perecibilidade. O Dia das Mães é um momento de união de pessoas, o que também fortalece os momentos como almoço e jantar. Os supermercados devem entregar o conceito e a solução para o cliente”, completa o especialista.

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