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Varejo
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Por Redação
16 de outubro de 2024

Dia Internacional do Pão: como o supermercado trabalha o setor

Redes podem aproveitar a data com experiência de compra diferenciada

O Dia Internacional do Pão, celebrado em 16 de outubro, é uma data que ressalta a importância desse alimento na cultura e na alimentação de diferentes povos ao redor do mundo. O pão, um dos alimentos mais antigos da humanidade, simboliza a união, a tradição e a diversidade culinária.

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No Brasil, um dos favoritos pela praticidade e versatilidade é o pão de forma, sendo responsável por 36,84% do faturamento da categoria até agosto de 2024. Dados recentes da Kantar Brasil, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), indicam que em 94,7% dos lares se compra uma média de 17 vezes no ano, enquanto 31,1% de indivíduos consomem a categoria semanalmente com uma média de quatro compras por semana. Mesmo com o surgimento de diversas opções, o pão de forma continua sendo o preferido pela praticidade e conveniência que oferece no dia a dia.

Nos supermercados, essa data se torna uma oportunidade não apenas para promover vendas, mas também para educar os consumidores sobre a diversidade e os benefícios do pão. O setor de padaria do Violeta Supermercados cresce a cada dia, segundo Fábio dos Santos, head de Marketing e Comunicação da rede, o serviço tem como objetivo de servir produtos com frescor e variedade aos clientes. “Isso faz com que o setor cresça mensalmente 35% comparado com ano anterior”, afirma o executivo.

A produção artesanal de pão também tem ganhado destaque nos últimos anos, com a valorização de técnicas tradicionais e ingredientes locais. “Nossa estratégia é garantir em todas as padarias do Violeta Supermercado não apenas pão francês, mas dando opções para os clientes encontrarem pães variados, bolos, itens artesanais, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes e biscoitos. Nós temos uma grande variedade que é o nosso diferencial, além de um time para atendimento altamente treinados”, completa o executivo em entrevista exclusiva à SuperVarejo.

Atualmente, a saudabilidade não é o único fator decisivo para a escolha do pão, o sabor continua sendo um critério essencial e os pães zero e light têm evoluído para garantir que os consumidores não precisem abrir mão de se alimentarem de forma saudável. “Nosso desafio é mostrar que é possível ter uma alimentação saudável, prática e saborosa ao mesmo tempo. Produtos como pães zero e light são escolhas inteligentes para quem quer cuidar da saúde sem perder o prazer de uma boa refeição”, comenta Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, reforçando a importância dessa tendência que só deve crescer nos próximos anos.

O Dia Internacional do Pão é uma grande oportunidade para o varejo, não apenas para promover degustações e vendas, mas para realizar workshops e palestras sobre o processo de fabricação do pão, os ingredientes utilizados e a importância do consumo consciente.

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