
Por Redação
22 de maio de 2025Governança corporativa: as dicas de ouro do Grupo Koch e do Flex Atacarejo
Sistemas eficazes de gestão contam com ações, normas e processos que não só regem o negócio, mas o direcionam rumo ao lucro e ao engajamento de equipes e clientes
Em um setor tão dinâmico e pulsante como o varejo alimentar, a governança corporativa é a peça-chave que faz rodar a engrenagem. Conceitualmente, a estratégia é o sistema de gestão que define as diretrizes para a direção, o monitoramento e o desenvolvimento das empresas, garantindo maior eficiência e confiabilidade na administração do negócio.
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Os supermercados também se beneficiam desse conjunto de ações, normas e processos, uma vez que, bem orientados, têm maior flexibilidade e segurança para lidar com imprevistos – como as oscilações econômicas, por exemplo.
Na prática, a governança corporativa é simples e faz parte do DNA de qualquer companhia. SuperVarejo conversou com representantes de duas redes para entender como ela se dá no dia a dia.
Grupo Koch: transparência e simplificação de processos
“Um dos princípios que regem a nossa governança é a transparência. Todas as áreas possuem acesso a todas as informações e isso se reflete no layout do nosso escritório, que não possui paredes, ou seja, todos enxergam o que todos estão fazendo e discutindo”, aponta Alexandre de Quadros, diretor geral do Grupo Koch.
Outro princípio que rege a rede é a simplificação. “Não gostamos de nada burocrático e complexo. Acreditamos que os processos precisam ser simples e de fácil compreensão”, avisa o executivo. Não se trata de ser simplista ou fazer as coisas de qualquer maneira, mas sim de transformar algo complexo em algo fácil de ser entendido e executado.
O “pensamento de dono” também é um dos princípios que regem o Grupo Koch, conforme Alexandre, pois pensar como dono faz com que as decisões sejam pensadas no longo prazo e não somente para a meta do mês corrente. E, por último e não menos importante, a meritocracia - que é algo muito vivo na cultura da liderança. "Reconhecer frequentemente aqueles que entregam mais resultado os deixam ainda mais motivados e impacta positivamente no ambiente de trabalho”, diz.
O cenário econômico atual tem preocupado muitas empresas, principalmente pela alta da inflação e pelas altas seguidas da Selic. Mesmo com esse cenário desafiador, no Grupo Koch as equipes estão focadas em seguir o plano de expansão para 2025, com resultados sustentáveis. “Para isso, temos trabalhado para melhorar o pilar da eficiência operacional, melhorando, assim, o abastecimento das lojas, a ruptura e, dessa forma, aprimorando a experiência de compra dos clientes”, fala o diretor geral.
Sugestões para os supermercadistas:
- O planejamento de longo prazo é crucial para a perenidade da empresa. Isso envolve a definição de metas claras, a análise de tendências de mercado e a adaptação às mudanças do setor. Um planejamento estratégico bem elaborado permite que a empresa se antecipe a desafios e oportunidades, garantindo a continuidade e crescimento sustentável.
- Manter ritos de gestão é essencial para o acompanhamento contínuo do desempenho da empresa. Implantar um modelo de gestão que inclua a revisão frequente dos principais indicadores e a execução dos planos de ação permite identificar e corrigir desvios rapidamente. Esses ritos garantem que a empresa esteja sempre alinhada com seus objetivos estratégicos e operacionais.
- Um time engajado é um dos maiores ativos de uma empresa. Para manter a equipe motivada, é importante implementar um plano de meritocracia bem pensado, onde os colaboradores sejam recompensados pelo desempenho e resultados alcançados. KPI's bem definidos e programas de treinamento e desenvolvimento contínuo também são essenciais para manter a equipe alinhada com os objetivos da empresa.
Flex Atacarejo: foco na continuidade sustentável da rede
De acordo com José Antônio Furtado, conselheiro consultivo do Flex Atacarejo, o grupo tem um princípio estruturado e planejado que segue algumas premissas básicas. “Criamos um Programa de Sucessão Familiar, com o foco na continuidade sustentável do negócio, mantendo a visão executiva e empreendedora necessária para o sucesso da operação. Além disso, temos um programa de desenvolvimento que investe na formação contínua dos colaboradores em cargos de liderança. Isso garante um alinhamento à nossa cultura organizacional, legitimando a liderança por meio da experiência e vivência dentro da empresa”, conta o executivo.
Furtado explica que, em 2025, o Flex Atacarejo tem olhado com mais atenção o desenvolvimento de lideranças com legitimidade. Isso significa ter vivência nos diversos setores do negócio, com um olhar técnico nas áreas de gestão, operacional, atendimento, compras e outras. “Entendemos que é necessário compreender o papel de acionista e gestor, com responsabilidade sobre resultados e pessoas”, pontua.
Para ele, esse pilar é bem importante porque muitos supermercadistas enfrentam desafios na retenção de talentos, formação de equipes sólidas e engajadas, e dificuldade em encontrar sucessores ou líderes de confiança que saibam lidar com as transformações do setor (tecnologia, eficiência, ESG, atendimento, omnicanalidade, etc.). A falta de um líder legítimo pode gerar desmotivação das equipes, conflitos internos, riscos de ruptura cultural ou perda de identidade da marca. "Desenvolver líderes que entendam a cultura da empresa, saibam conduzir pessoas e tomar decisões estratégicas com equilíbrio é um diferencial competitivo em 2025”, assegura.
Sugestões para os supermercadistas:
- Crie programas formais de sucessão, estruturando a formação de futuros líderes com foco em experiência prática, mentoria e educação continuada.
- Invista em capacitação de lideranças atuais, desenvolvendo programas internos de liderança com foco em gestão de equipes, cultura organizacional, indicadores de desempenho e estratégia.
- Valorize o alinhamento cultural, avaliando se o profissional compartilha dos valores e da visão da empresa.
- Separe os papéis de dono, gestor e herdeiro, prezando pela clareza nas responsabilidades, evitando conflitos e permitindo decisões mais objetivas.
- Implemente conselhos consultivos com diversidade de visões, formados por membros experientes (internos e externos), para trazer equilíbrio, planejamento estratégico e governança profissionalizada.