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Por Redação
27 de dezembro de 2023

GPA divulga resultados do processo de turnaround

Ampliar a presença feminina, reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a ruptura foram alguns dos destaques positivos para a companhia

Desde que o GPA (Grupo Pão de Açúcar) anunciou o processo de turnaround, a companhia concentrou sua atuação em seis pilares estratégicos essenciais para a virada do negócio: Top Line, NPS, Digital, Expansão, Rentabilidade e ESG & Cultura. Nesse fim de dezembro a companhia divulgou resultados positivos a partir das novas estratégias adotadas. Confira.

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A frente de digital do Grupo Pão de Açúcar

De acordo com o GPA, na frente de digital a companhia investiu em tecnologias com o objetivo de entregar uma experiência de compra mais rápida e eficiente para impactar positivamente o dia a dia dos consumidores. “Com a implantação da ferramenta de self checkouts nas lojas, os colaboradores podem direcionar sua atenção para tarefas mais estratégicas, como o atendimento ao cliente, a reposição de estoques e a manutenção da organização da loja e isso agrega mais valor na experiência de compra também”, afirma Rodrigo Poço, diretor de tecnologia no GPA.

Segundo o executivo, a adoção da ferramenta permitiu a redução de filas, melhoria nos serviços especializados e maior disponibilidade de produtos nas prateleiras. Hoje, essa solução está presente em 95% das lojas do Pão de Açúcar e, em média, 33% dos consumidores a utilizam para realizar as compras de forma autônoma. Para 2024, a previsão é que todas lojas tenham esse serviço.

Governança ambiental, social e corporativa

Com a meta de fomentar a equidade de gênero, apoiar e acelerar o progresso das mulheres, aumentando a presença em cargos de liderança, o GPA possui dois programas específicos voltados para a liderança feminina e o desenvolvimento de mulheres. De acordo com a companhia, em 2023, 800 mulheres participaram de treinamentos, representando um aumento de 51% em comparação com o ano anterior. Dessas participantes, 98% foram promovidas após a conclusão dos treinamentos.

“O comprometimento com a diversidade e especialmente com a promoção e desenvolvimento dos nossos talentos femininos é algo intrínseco à formação da cultura do GPA. Queremos cada vez mais ampliar o número da presença feminina na companhia e oferecer treinamento especializado para que se desenvolvam e possam ocupar cargos de liderança”, afirma Erika Petri, diretora de RH e Sustentabilidade no GPA.

Ainda em ESG, no ano passado, a companhia reduziu 41,2% das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2, evitando o lançamento de mais de 212 mil toneladas de CO2 na atmosfera em relação a 2021 e superou a meta de redução de 38% até 2030 (ano base 2015). Com a redução observada no ano passado, o grupo evitou o lançamento de mais de 212 mil toneladas de CO² na atmosfera na comparação com 2021. O novo objetivo da companhia é uma redução de 50% até 2025, levando em consideração o ano de 2015 como base de cálculo.

“Constantemente buscamos minimizar os impactos ambientais de nossas operações, adotando as melhores práticas e inovações para aprimorar o nosso desempenho. Nossa estratégia de sustentabilidade prevê um grande foco no combate às mudanças climáticas, o que passa por evolução em processos, tecnologias e políticas em busca de uma economia de baixo carbono”, explica a diretora.

Rentabilidade e estratégia operacional do GPA

Em 2023, a empresa iniciou um projeto de gestão de categoria nas operações de vendas, de modo a garantir a presença do produto adequado, no local apropriado e na gôndola em todos os momentos.

Após a implementação desse processo foram retirados 12% da quantidade dos produtos com desempenho abaixo do esperado das prateleiras. Essa iniciativa possibilitou direcionar a atenção do Grupo para os produtos estratégicos.

“Essa mudança ampliou nossas vendas e também diminuiu a ruptura, um dos desafios para a companhia, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.

Além disso, a companhia voltou a dar destaque aos produtos perecíveis. “Essa categoria não apenas reforçou nossa qualidade e frescor, mas também fez com que esses produtos fossem sempre encontrados nas lojas. Hoje, a categoria representa mais de 50% do faturamento da bandeira Pão de Açúcar e isso reflete no aumento da nossa participação de mercado, que cresceu 1,5 ponto percentual em comparação com os supermercados premium no Brasil nos últimos quatro trimestres. Também vimos um crescimento de cerca de 3 pontos percentuais nas nossas bandeiras de proximidade em relação aos supermercados pequenos na grande São Paulo e queremos continuar avançando”, explica.

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