Por Redação
20 de fevereiro de 2024Grupo Carrefour Brasil fecha 123 lojas para otimizar ativos
Companhia registrou R$ 352 milhões de vendas líquidas
O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira (20) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2023, com destaque para 123 lojas fechadas permanentemente como parte das iniciativas de otimização de ativos da companhia, gerando vendas líquidas de R$ 352 milhões e EBITDA de R$ 61 milhões durante o trimestre.
LEIA TAMBÉM
Atacadão inaugura primeira unidade em Cachoeirinha (RS)
Carrefour implementa câmeras nos uniformes de seguranças que atuam nas áreas internas e externas das lojas
As vendas brutas totalizaram R$ 7,9 bilhões, a queda foi resultado principalmente de uma redução na área de vendas (-13% a/a), já que 21 lojas foram convertidas em lojas Atacadão e 32 lojas foram vendidas ou fechadas.
As vendas brutas do Sam’s Club atingiram R$ 2,0 bilhões, resultado de uma combinação de expansão de portfólio e crescimento LfL de +8,0% a/a. A base de membros ativos registou um aumento de 24,8% a/a em Dez-23, impulsionado pela aquisição de clientes através do canal digital, que registou um crescimento 3 vezes a/a. O EBITDA ajustado atingiu R$ 113 milhões no trimestre, ou 6,5% das vendas líquidas. A companhia encerrou 2023 com 51 Sam’s Clubs, adicionando 8 novas lojas à rede durante o ano.
No Cash & Carry, as vendas brutas atingiram R$ 21,2 bilhões, aumento de 2,4% vs. 4T 22, sendo R$ 18,9 bilhões nas lojas Atacadão e novas lojas orgânicas e R$ 2,3 bilhões nas lojas convertidas do antigo Grupo BIG. Este desempenho foi impulsionado por: LfL de -1,8% a/a e expansão do Atacadão, com 15 novas lojas Cash & Carry adicionadas ao Grupo nos últimos 12 meses (incluindo 3 conversões de Hipermercados Carrefour), além das lojas convertidas do antigo Grupo BIG.
“Finalizamos a integração do Grupo BIG e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter aproximadamente 40 lojas até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes.” comenta CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire.